Banco Central informará novos valores esquecidos a partir de maio

Quem fez a consulta de valores esquecidos nos bancos e foi informado de que não tinha nada a receber terá de repetir o procedimento nos próximos meses. Em maio, o Banco Central vai ampliar sua base de dados para incluir novos tipos de saldos residuais.

A primeira etapa da consulta começou hoje no site do Banco, e prevê a devolução de R$ 3,9 bilhões para 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas. 

Esse dinheiro é proveniente de contas-correntes ou poupanças encerradas e não sacadas, cobranças indevidas de tarifas, cotas de capital, rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.

A próxima etapa, prevista para começar em maio, prevê que mais de R$ 4 bilhões sejam colocados para devolução. 

A consulta de saldos pode ser feita por qualquer pessoa ou empresa, em qualquer horário, acessando o site valoresareceber.bcb.gov.br. Caso existe algum valor a receber, há um calendário de pagamento a partir da data de nascimento da pessoa ou a data de fundação da empresa. A própria página informa o horário e o dia para pedir o saque. 

O Banco Central esclarece que o cidadão ou empresa que perder o prazo de resgate não precisa se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.
 

Edição: Fernando Fraga / Rilton Pimentel

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.