Biden chama luta contra Putin de “nova batalha pela liberdade”

Presidente encerrou três dias de reuniões de emergência na Europa

Reuters
O presidente norte-americano, Joe Biden, disse neste sábado (26) que a invasão da Ucrânia pela Rússia ameaça a segurança global e que as democracias do mundo precisam se preparar para uma longa luta contra a autocracia.

“O Ocidente agora está mais forte, mais unido do que jamais esteve”, afirmou Biden a centenas de autoridades, estudantes e funcionários da Embaixada dos Estados Unidos, muitos segurando bandeiras norte-americanas, polonesas ou ucranianas.

“Precisamos nos preparar para a longa luta que temos pela frente”, disse Biden.

Chamando a luta contra Putin de “nova batalha pela liberdade”, Biden afirmou que o desejo de Putin por “poder absoluto” é um fracasso estratégico para a Rússia e um desafio direto à paz europeia, que no geral vem prevalecendo desde a Segunda Guerra Mundial.

Os comentários no Castelo Real de Varsóvia acontecem após Biden fazer novas promessas de segurança à Ucrânia e chamar Putin de “carniceiro” durante uma reunião com refugiados que fugiram da guerra na Ucrânia para a capital polonesa.

Biden, que assumiu o poder ano passado após uma eleição violentamente controversa, prometeu restaurar a democracia em seu país e unir democracias no exterior para confrontar autocratas, incluindo o presidente russo e o líder chinês, Xi Jinping.

Veja íntegra no site da Agência Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.