Hoje tem marmelada? 27 de março é dia do circo

  • Dia do Circo [É uma data comemorativa que homenageia a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais de nosso país. A escolha da data faz referência à data de nascimento do palhaço Piolin, que fez muito sucesso na década de 1920, sendo muito homenageado pelos modernistas. Abelardo Pinto, homem que ficou conhecido por sua trajetória como o palhaço Piolin, viveu o auge de sua carreira durante a década de 1920. Ele nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 27 de março de 1887 e faleceu em 1973. Ele era filho de pais que sobreviviam das artes circenses e desde criança atuava no meio. Em 1917, ele se tornou palhaço e teve sua carreira consolidada como um dos grandes palhaços brasileiros. O nome artístico — Piolin — era um apelido que recebeu de um colega de circo por causa de um atributo físico: as pernas longas e finas. Piolin é uma palavra usada para definir barbante no idioma espanhol].

  • Dia Mundial do Teatro [Criado em 1961 e celebrado no dia 27 de março, o Dia Mundial do Teatro marcou a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. Desde a Antiguidade, essa linguagem tem sido utilizada como expressão da cultura dos mais diferentes povos, em vários gêneros — como a farsa, a comédia, a tragédia e a tragicomédia —, e por meio de diversas modalidades, com técnicas e recursos variados — como a encenação com formas animadas (bonecos, objetos e outros itens), o musical, a revista, o circo-teatro, a dança acrobática circense, a palhaçaria, o ilusionismo, o circo contemporâneo e muitas outras].
  • Dia do Ator Profissional.

  • Nasce, em Belo Horizonte, o professor, poeta, escritor e crítico literário Affonso Romano de Sant’Ana (27/03/1937). Bacharelou-se em Letras Neolatinas pela UFMG, em 1962. Em 1969, também pela UFMG, com uma tese sobre Carlos Drummond de Andrade, tornou-se Doutor em Literatura Brasileira. Nos anos 1960 participou ativamente de diversos movimentos de renovação da nossa poesia e, durante a ditadura militar, publicou, nos principais jornais brasileiros, corajosos poemas, reativando a relação do poeta com a vida social e política do país. Entre 1990 e 1996, presidiu a Fundação Biblioteca Nacional, época em que estabeleceu uma eficaz política do livro e da leitura no país. Com cerca de quarenta livros publicados, entre poesia, ensaios e crônicas, é casado com a escritora Marina Colasanti].

  • Nascimento do cantor, compositor e baixista Renato Russo (Renato Manfredini Júnior), no Rio de Janeiro, em 27/03/1960. Renato Russo, seu nome artístico, foi um cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista brasileiro, célebre por ter sido líder, vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana. Antes de fundar a banda, Renato integrou o grupo musical Aborto Elétrico, do qual saiu devido aos constantes desentendimentos com o baterista Fê Lemos. Adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem ao inglês Bertrand Russell, ao suíço Jean-Jacques Rousseau e ao francês Henri Rousseau. Renato morreu devido as complicações causadas pelo HIV em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos].

  • Morre, em acidente aéreo, o cosmonautaa russo Yuri Gagárin (27/03/1968), nascido em 9 de março de 1934 em uma fazenda em Kluchino, distrito de Gjatski (atual Gagarin). Ele foi um cosmonauta da antiga União Soviética e também o primeiro homem a ir ao espaço e viajar na órbita da Terra em 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok 1. Esta espaçonave possuía dois módulos: o módulo de equipamentos e a cápsula onde ficou o cosmonauta. Ao voltar ao chão, ileso, Gagarin virou uma das principais referências da corrida espacial ao longo das gerações].

  • Dia de São Ruperto [Ruperto de Salzburgo foi o primeiro bispo de Salzburgo, o primeiro abade da Abadia de São Pedro e é o patrono de Salzburgo. Sua formação evangelista deu-se segundo os métodos dos missionários irlandeses. Ruperto fundou na antiga Iuvavum a abadia de S. Pedro, e uma outra, para mulheres, em Nonnberg. Ele nasceu em 660 d.C., Worms, Alemanha e faleceu em 27 de março de 710 d.C., Salzburgo].
    …………………………….
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.