Hoje é o Dia Mundial da Homeopatia
DIA 10 DE ABRIL DE 2022:
- Domingo de Ramos [É uma festa móvel cristã celebrada no domingo anterior à Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos. Diz a tradição que Jesus teria entrado pela porta dourada de Jerusalém].
- Dia Mundial da Homeopatia [Comemorado em 10 de abril, data em que se celebra também o aniversário de Samuel Hahnemann, nascido em 10 de abril de 1755, médico alemão criador da homeopatia, prática integrativa surgida em 1796. Foi trazida ao Brasil em 1840 e incorporada no SUS desde 2006. Atualmente são cerca de 500 milhões de usuários em mais de setenta países, estimando-se 10 milhões apenas no Brasil. Todo ano, a Liga Internacional de Medicina Homeopática (LMHI), em cooperação com o Comitê Europeu de Homeopatia (ECH), elege uma país para abrigar os eventos e as comemorações. A homeopatia é praticada por diversos profissionais da saúde. O farmacêutico homeopata atua nas farmácias e indústrias homeopáticas na produção e garantia da qualidade de medicamentos homeopáticos, além de no cuidado clínico. No Brasil, o dia 21 de novembro é o Dia Nacional da Homeopatia e do Homeopata].
- Dia do Engenheiro Metalurgista [Profissionais que desenvolvem, executam e coordenam projetos de tratamento e de produção de metais, responsáveis por todo processo de beneficiamento de minérios, e sua transformação e adaptação a usos diversos, especialmente na confecção de máquinas, estruturas ou peças].
- Dia da Engenharia Militar [O Dia da Engenharia surgiu como homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, morto no dia 10 de abril de 1866. Villagran Cabrita era o Comandante do 1º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança. Uma explosão tirou sua vida, assim como as de outros combatentes, junto ao rio Paraná. O dia 10 de abril é, na verdade, o Dia da Engenharia Militar, mas ficou popularmente conhecido como o Dia da Engenharia].
- Morre, em Goiás Velho (GO), em 10/04/1985, a escritora Cora Coralina [Pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência. Alguns de seus livros: Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, poesia, 1965; Meu Livro de Cordel, poesia, 1976; Vintém de Cobre: Meias Confissões de Aninha, poesia, 1983; Estórias da Casa Velha da Ponte, contos, 1985. Cora nasceu na mesma cidade, em 20/08/1889].
- Dia de Santa Madalena de Canossa [Nascida em Verona, a 1º de Março de 1774 e falecida a 10 de Abril de 1835, foi uma nobre italiana, canonizada pelo o papa João Paulo II, em 1988, fundadora da Congregação das Filhas e dos Filhos da Caridade (em latim Congregatio Filiorum a Caritate)].
……………………………………………………
(Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.