Hoje é Dia do Gari

DIA 16 DE MAIO DE 2022:

  • Dia Internacional de Histórias de Vida [O Dia Internacional de Histórias de Vida é uma iniciativa da Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Portugal, EUA e Canadá) e do Center for Digital Storytelling (EUA). Em 2008, mais de 100 organizações em 30 diferentes países participaram das comemorações no dia 16 maio. Com o objetivo de mobilizar pessoas e organizações em atividades voltadas para a valorização, o compartilhamento e o registro de histórias de vida. Por isso, incentivam organizações de todo o mundo a promoverem ações de comemoração deste dia em atividades como encontros, círculos, rodas e contação de histórias, reuniões virtuais e difusão de histórias de vida nos meios de comunicação].

  • Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca [Doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio, e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces; provoca dificuldade ao organismo para absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. A data foi escolhida para honrar o Dr. Samuel Gee, primeiro pesquisador a reconhecer que os sintomas da doença celíaca estavam relacionados à dieta. Samuel Jones Gee (1939–1911) foi um médico e pediatra inglês. Em 1888 publicou a primeira descrição clínica moderna e completa da doença celíaca, a par da teoria da importância da dieta no tratamento. A sua contribuição levou ao epônimo “doença de Gee”].

  • Dia Nacional do Gari [Comemorado em 16 de maio para homenagear o trabalho relevante dos funcionários encarregados da limpeza e coleta de lixo nas cidades. O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar um contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial, organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública. Os cariocas, acostumados com a limpeza das ruas após a passagem dos cavalos, mandavam chamar a turma do Gary. Aos poucos o nome se generalizou e até hoje são chamados garis. O dia 16 de maio, portanto, merece ainda mais destaque. Mais que uma homenagem, é uma forma de agradecer por todo empenho e dedicação de quem está na linha de frente, não só no setor público, mas também no setor privado, os heróis da limpeza].

  • 1º Eclipse lunar total de 2022 [O primeiro de dois eclipses lunares totais do ano. Será visível nas Américas (total no Brasil), Antártida, Oceano Atlântico, grande parte da África e centro-leste do Pacífico. O ápice do fenômeno ocorrerá às 04h11 UT, que corresponde à 01h11 no horário de Brasília. Em 8 de outubro, vai ocorrer o segundo eclipse lunar total de 2022. Dessa vez, o eclipse será visível em todo o leste da Rússia, Japão, Austrália e partes do oeste e centro da América do Norte].

  • Dia de São Simão Stock [São Simão Stock foi um frade carmelita inglês, que viveu no século XIII. Foi Prior Geral da Ordem dos Carmelitas. Segundo uma tradição católica, Nossa Senhora do Monte Carmelo apareceu-lhe numa visão e entregou-lhe o escapulário como sinal de sua proteção. São Simão Stock foi um dos fundadores da Ordem do Carmo ou ordem dos Carmelitas. Ele nasceu em 1165, em Aylesford, Reino Unido e morreu em 16 de maio de 1265, em Bordéus, França].
    …………………………………..
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.