CVS inicia campanha de prevenção a DST e Aids #PartiuTeste!
A Coordenação de Vigilância e Saúde (CVS) começou nesta sexta-feira, 6, a campanha "#PartiuTeste!", incentivada pelo Ministério da Saúde, para a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e Aids no carnaval deste ano. O objetivo é focar na prevenção, combinando camisinha, testagem e tratamento.
São 500 mil preservativos masculinos e amostras de gel lubrificantes distribuídos nas festas carnavalescas de todo o Estado, sob a administração das secretarias municipais de saúde de todas as prefeituras, exceto Macapá, que já possui uma cota independente desse quantitativo.
De acordo com a Ministério da Saúde, cerca de 94% da população brasileira sabe que a camisinha é a melhor forma de prevenção às DST e Aids, entretanto 45% não a utiliza nas relações sexuais. Os dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), realizada em 2013, com entrevistas a 12 mil pessoas na faixa etária de 15 a 64 anos.
Diante disso, a campanha "#PartiuTeste!" busca também incentivar o folião a fazer o teste rápido para DSTs e Aids. "A cada ano, o Amapá apresenta 300 novos casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV. É importante descobrir o vírus rápido para iniciar logo o tratamento. Muitas pessoas inicialmente são assintomáticas, convivem com o HIV por anos e infectam outros sem ter conhecimento. É preciso se prevenir", comentou Sandro Mendes, responsável técnico de DST e hepatites virais da CVS.
Teste rápido
Em apenas 15 minutos, o solicitante já obtém o resultado do teste rápido para DST e hepatites virais. Ele pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Rua Jovino Dinoá, n° 2004, entre as avenidas Machado de Assis e Duque de Caxias, no centro de Macapá.
Dispersadores Alternativos
Dispersadores de preservativos alternativos podem ser feitos com a própria caixa das camisinhas.
A Coordenação de Vigilância está produzindo também dispersadores de preservativos alternativos, feitos com a própria caixa das camisinhas. Dessa forma, donos de boates, bares, lanchonetes e locais de festas podem fixá-los no seu estabelecimento e fornecer para seu público.
"Estamos fazendo 200 dispersadores alternativos que serão fixados em locais de grande concentração de público para o carnaval. Serão postos no Sambódromo, na Cidade do Samba e em vários bares da cidade. O proprietário que quiser preservativo para colocar em seu estabelecimento, pode buscar na CVS, entregamos na hora", avisou Mendes.