Projeto Gestão Itinerante da Presidência do TJAP começa a funcionar no Fórum de Macapá

Em uma iniciativa pioneira, a Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargadora Sueli Pini e o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Carmo Antônio de Souza, iniciaram hoje o Projeto Gestão Itinerante. Os magistrados realizaram atendimentos no Fórum de Macapá, onde funciona o 1º Grau.

A juíza Alaíde Maria de Paula, diretora do Fórum de Macapá, se mostrou muito feliz com a iniciativa e afirmou que dessa forma a comunicação será mais fácil, visto que assim proporcionará maior agilidade na resolução dos problemas.

“Esse contato direto é muito importante porque tanto a presidente como o corregedor estarão vendo de perto toda segunda-feira as necessidades do primeiro grau. E isso vai ajudar demais a resolvê-las no tempo bem mais rápido”,

O Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Carmo Antônio de Souza, se referiu ao projeto como um canal de comunicação direto dos magistrados, servidores e população em geral com a presidência do Tribunal.

“A ideia da Desembargadora Sueli é espetacular, eu penso que isso vai ser muito importante. Estando aqui junto do primeiro grau conheceremos melhor os seus problemas e será mais fácil buscar uma solução em conjunto, pois a finalidade é conhecer os problemas dos magistrados, servidores e da população para encontrar a melhor solução”, ressaltou o Desembargador.

O advogado Charlles Bordalo, diretor da Associação dos Advogados Criminalistas e membro da Comissão de Prerrogativas da OAB, já teve uma agenda hoje com a presidente do Tribunal. O advogado parabenizou a excelente iniciativa do segundo grau.

“Eu acredito que a sociedade vai ganhar muito, mas principalmente os advogados e todos aqueles que trabalham com o direito nesse dia a dia”, afirmou o advogado.

A Presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, falou da prioridade que será dada ao primeiro grau assegurando-lhe uma maior agilidade aos processos que chegam até o Judiciário.

“Não é possível que a gente possa administrar a Justiça distante do primeiro grau. Queremos deixar claro que o primeiro grau é nossa prioridade absoluta, afinal de contas é a grande porta de entrada da Justiça, é a trincheira, a vitrine do Judiciário”, destacou.

A presidente garantiu que esta ação chegará também aos Juizados e Comarcas do interior onde serão retomadas as audiências públicas de prestação de contas.

Outra proposta da presidência é que até o final do mês de abril estejam funcionando duas importantes ouvidorias: a ouvidoria externa para o acesso do cidadão e a ouvidoria interna para os servidores da Justiça.

A ouvidoria interna deverá funcionar junto ao Programa de gestão por competência dentro do Departamento de Gestão de Pessoas que funcionará de forma itinerante com uma escala de atendimento.

Macapá, 16 de Março de 2015-
Texto e fotos: Daniel Alves

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.