AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Prefeitura de Macapá entrega escola reformada à Comunidade de São Tomé do Pacuí

Marcele de Brito, 7 anos, não conteve a felicidade ao saber que nesta segunda-feira, 16, ela e os demais alunos da Escola Pratinha, em São Tomé do Pacuí, começarão o ano letivo em um prédio todo novo. No último sábado, 14, o prefeito Clécio Luís, acompanhado de uma comitiva composta por técnicos da prefeitura e vereadores, entregou o novo prédio da escola à comunidade. E Marcele, acompanhada de sua mãe, entrava em cada sala, como se estivesse fazendo o reconhecimento do ambiente tão aguardado há mais de uma década.

Havia mais de 10 anos que o planejamento de reforma da Escola Pratinha não saía do papel. Uma empresa deu início aos serviços de construção do segundo bloco, mas abandonou, deixando no lugar um esqueleto de paredes em tijolos, não finalizado. Agora, em apenas 48 dias, a atual gestão construiu, não só o segundo bloco, como reformou totalmente a unidade de ensino, que era em alvenaria e madeira, e agora é toda em alvenaria.

“Quero logo que iniciem as aulas”, falava a aluna do 2º ano, Marcele Brito. “Agora sim, só temos o que agradecer ao prefeito e sua equipe. Isso sim é compromisso com a educação e com as pessoas”, comentava a professora mais antiga da Pratinha, Maria Lucilda.

Durante a solenidade de reinauguração, muitos da comunidade queriam se manifestar para agradecer. Eram diretora e funcionários da escola, agentes distritais, delegados do povo, representantes de associações, mães e pais, mas, sem dúvida, a fala da mãe Raimunda Pereira resume o sentimento compartilhado por todos os moradores do São Tomé: “Não dá pra acreditar. Antes a gente tinha dificuldade até de entrar nas salas, porque fedia a cocô de morcego. É muita felicidade saber que nossos filhos agora têm um lugar bonito, limpo e digno pra aprenderem. Agora temos uma das melhores escolas da região. É um sonho realizado”.

A secretária municipal de Educação, Antonia Andrade, ressaltou a importância de o poder público investir em melhorias na formação de pessoas. “Essa escola não é só um espaço bonito, mas um espaço de formação de caráter, de crianças e de cidadãos. Éramos muito cobrados pela comunidade e hoje estamos realizando este sonho, que só foi possível com muito trabalho. Os serviços nessa obra aconteceram de manhã, à tarde, à noite, de madrugada, tudo para entregar com rapidez”.

Para a vereadora Telma Nery, a nova estrutura da escola representa mais conforto, mais dignidade, mais respeito. Ela foi à reinauguração acompanhada dos parlamentares Washington Picanço, Nelson Souza, Edicley Góes e Gian do Nae. O deputado estadual Paulo Lemos também fez questão de presenciar o momento.

Em seu pronunciamento, o prefeito Clécio Luís lembrou que a iniciativa de se reformar a Escola Pratinha partiu da decisão da comunidade, que apontou o assunto como prioridade no Congresso do Povo. “Essa decisão foi do povo, das demandas surgidas no Congresso, e que agora temos a honra de responder à comunidade, fazendo a entrega da escola. Para o nosso governo, a escola é o principal equipamento público de uma gestão. Não estamos entregando somente um prédio novo, mas um espaço de possibilidades para formação de futuros profissionais. Por isso, é importante ressaltar: esta escola não é da prefeitura, mas de vocês (comunidade), dos filhos de vocês, e ela só vai completar o seu objetivo se vocês cuidarem e zelarem por ela”, finalizou.

O novo prédio

A escola agora tem 4 salas de aula, 5 banheiros (sendo 2 masculinos, 2 femininos e 1 para funcionários), sala da direção, refeitório, biblioteca, sala da secretaria, depósito, cozinha, dormitório para professor, corredores de circulação. A antiga estrutura era em alvenaria e madeira e possuía apenas 2 salas, 2 banheiros, uma pequena cozinha e a sala da direção. O recurso da construção é oriundo do próprio Tesouro, no valor de R$ 144.510,01.

A Escola Pratinha atende 72 alunos da comunidade, nos dois turnos e nas séries do 1º e 2º períodos da educação infantil, e também do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Mas com a ampliação que foi feita, a estrutura pode receber uma demanda triplicada a essa.

Rita Torrinha/Asscom PMM

Contato: 99189-8067

Fotos: Max Renê

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: