Sebrae inicia planejamento estratégico para 2016
O Sebrae no Amapá inicia planejamento estratégico integrado junto aos colaboradores que se reúnem na sede da instituição em Macapá. O objetivo é estabelecer as diretrizes da gestão para 2016, visando reduzir as despesas e explicar, por meio dos dirigentes, os novos planos de desenvolvimento e otimização das receitas.
Segundo a diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar, o encontro é uma oportunidade para avaliar os indicadores e metas dos colaboradores para que, “a partir dos números, seja possível balancear o que foi positivo e o que precisa ser aperfeiçoado em 2016; os colaboradores, posteriormente, estarão liberados para revisar os planos de ação para a produção de melhores resultados”, disse.
“Em relação à atual conjuntura econômica, cortes foram necessários e a busca de melhores resultados faz com que as empresas mais enxutas prevaleçam”, afirma o diretor de administração e finanças do Sebrae, Waldeir Ribeiro, afirmando que o Sebrae tem feito o dever de casa desde o ano passado e que em outubro, novembro e dezembro de 2015, foram trabalhadas as questões das demissões, já assumindo o compromisso da redução de despesa, com os programas de demissão incentivada.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, os planos de ação devem acontecer integrados. “É importante que todos saibam os compromissos que temos e as metas que devem ser atingidas, portanto, faz parte desse plano a integração das ações, para o bem das arrecadações; é importante que a gente saiba o que vai fazer amanhã, na próxima semana, no próximo mês, durante o semestre, para que possamos integrar as ações e reduzir os gastos”, declara o diretor-superintendente, João Carlos Alvarenga.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Mateus Silva, ratifica que o momento é extremamente importante, “este momento é de sobrevivência para nós, no campo pessoal de entrega, pois as pessoas têm a falsa impressão de que estão seguras a todo o momento, sendo que vemos desdobramentos de fechamento de empresas totalmente sólidas, vivemos em uma época de incertezas”, finaliza o presidente do CDE/Sebrae, Mateus Silva.
O planejamento estratégico do Sebrae, ocorreu no dia 24 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h30 às 18h, na sede da instituição em Macapá, na Sala do Conhecimento.
Programação
I Bloco – informações e conhecimentos
Data: 24/02/2016
Horário: 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h
Público-alvo: todos os colaboradores
Local: Sala do Conhecimento
Data: 25/02/2016
Horário: 14h30 às 18h
Público-alvo: Direx, gerentes e assessores
Local: Sala do Conhecimento
II Bloco – alinhamento dos planos de ação às estratégias do Sebrae
Data: 11/03/2016
Horário: Horário: 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h
Público-alvo: Direx, gerentes e assessores
Local: Sala do Conhecimento
III Bloco – construção e validação das metas de desempenho e metas de desenvolvimento
Período: 17 a 24/03/2016
Local: Sala do Conhecimento
Público-alvo: todos os colaboradores
A agenda detalhada será divulgada posteriormente.
Caio Paixão