Thriller de Michael Jackson é primeiro disco a vender 30 milhões de cópias nos EUA

Trinta anos após ser lançado, álbum ainda faz história no mundo pop

Clipe de Thriller entrou para a história do mundo pop. Divulgação

O disco Thriller de Michael Jackson ainda está batendo recordes mais de 30 anos depois do seu lançamento e seis anos após a morte do astro pop, se tornando o primeiro álbum da história a cruzar a barreira das 30 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos, disseram nesta quarta-feira (16) representantes da indústria.

Thriller, lançado em 1982 e trazendo sete singles de sucesso, incluindo Billie Jean, Beat It e a faixa que dá título ao disco, cruzou a marca de 20 milhões de cópias vendidas nos EUA em 1984, na sua semana 112 na parada de discos da Billboard, de acordo com a RIAA (associação da indústria fonográfica dos EUA).

A sua contínua popularidade depois da morte de Jackson em 2009, vítima de uma overdose de medicamentos, mostra a força do cantor. O Rei do Pop se mantém como o artista que mais vendeu discos em todos os tempos. Em comunicado, o presidente da RIAA, Cary Sherman, falou sobre o feito de Michael Jackson.

— A RIAA tem dado discos de ouro e platina em nome do negócio da música há quase 60 anos, mas esta é a primeira vez que um arista cruza o platô de 30X multiplatinas.

Thriller também superou a marca de 100 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, segundo o comunicado.

O disco e os seus vídeos cuidadosamente produzidos, incluindo o aclamado Thriller, inspirado nos filmes de terror, ajudaram o cantor a superar as barreiras raciais, conquistando um lugar na MTV, que até então mostrava na grande maioria das vezes vídeos de artistas de rock brancos.

R7

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.