Thriller de Michael Jackson é primeiro disco a vender 30 milhões de cópias nos EUA

Educa

Trinta anos após ser lançado, álbum ainda faz história no mundo pop

Clipe de Thriller entrou para a história do mundo pop. Divulgação

O disco Thriller de Michael Jackson ainda está batendo recordes mais de 30 anos depois do seu lançamento e seis anos após a morte do astro pop, se tornando o primeiro álbum da história a cruzar a barreira das 30 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos, disseram nesta quarta-feira (16) representantes da indústria.

Thriller, lançado em 1982 e trazendo sete singles de sucesso, incluindo Billie Jean, Beat It e a faixa que dá título ao disco, cruzou a marca de 20 milhões de cópias vendidas nos EUA em 1984, na sua semana 112 na parada de discos da Billboard, de acordo com a RIAA (associação da indústria fonográfica dos EUA).

A sua contínua popularidade depois da morte de Jackson em 2009, vítima de uma overdose de medicamentos, mostra a força do cantor. O Rei do Pop se mantém como o artista que mais vendeu discos em todos os tempos. Em comunicado, o presidente da RIAA, Cary Sherman, falou sobre o feito de Michael Jackson.

— A RIAA tem dado discos de ouro e platina em nome do negócio da música há quase 60 anos, mas esta é a primeira vez que um arista cruza o platô de 30X multiplatinas.

Thriller também superou a marca de 100 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, segundo o comunicado.

O disco e os seus vídeos cuidadosamente produzidos, incluindo o aclamado Thriller, inspirado nos filmes de terror, ajudaram o cantor a superar as barreiras raciais, conquistando um lugar na MTV, que até então mostrava na grande maioria das vezes vídeos de artistas de rock brancos.

R7

Abertura do Encontro dos Tambores no Amapá

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.