Termina nesta sexta-feira prazo para renovação do Fies

Em todo Brasil, mais de 2 milhões de estudantes recorrem à iniciativa do governo federal

Gabriel Ronan*
A renovação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai até a próxima sexta-feira (16); as inscrições foram estendidas, para que os todos concluíssem o processo. Para garantir a vaga, os interessados devem acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e validar as informações solicitadas.

A renovação do benefício ocorre de seis em seis meses e o pedido é feito, inicialmente, nas instituições privadas de ensino. Após apresentar toda a documentação à faculdade, os estudantes comprovam os dados pelo SisFies.

Além disso, o aluno pode optar por dois tipos de renovação: a simplificada e a não simplificada. A primeira delas prevê que todos os dados sejam apenas repetidos e confirmados no sistema. Entretanto, caso alguma alteração tenha ocorrido desde a última renovação, é necessário recorrer ao não simplificado, com intuito de atualizar o contrato firmado. Nesta situação, o aluno deverá levar toda documentação comprobatória às unidades bancárias.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 2 milhões de pessoas são contempladas com o adiantamento, à taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O fundo abrange todos os cursos de graduação, desde que a avaliação tenha conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

(* Estagiário sob supervisão de Fred Bottrel)

Estado de Minas

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.