Pianista francesa Célimène Daudet e violonista Yamandu Costa são atrações do Festival Música na Estrada esta semana em Belém

Nesta terça-feira (24) a pianista francesa Célimène Daudet realiza masterclass e na quarta (25) apresenta-se como solista junto à OSTP; o violonista Yamandu Costa também realiza masterclass e apresenta o show “Recanto”, na quinta-feira (26) no Theatro da Paz

 

O Festival Música na Estrada 2017 realiza nesta semana masterclasses e oficinas gratuitas em Belém. Com realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da Kommitment Produções Artísticas, o festival é apresentado pela Caixa Seguradora com o patrocínio máster do Banco Nacional do Desenvolvimento e BNDES e patrocínio da Instituição de Ensino Superior Estácio. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Governo do Pará e do Theatro da Paz, por meio de seus corpos artísticos

​A pianista francesa Célimène Daudet. (Foto: Éric Boudet)

Nesta terça-feira (24), das 15h às 18h, a pianista francesa Célimène Daudet ministra masterclass na Escola de Música da UFPA e na quarta (25), às 20h, ela participa como solista do concerto de abertura do festival junto à Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), com regência do maestro Miguel Campos Neto. A pianista nasceu em Aix-en-Provence, no sul da França, mas tem influências de duas culturas, a francesa e a haitiana. Iniciou seus estudos no conservatório de sua cidade natal dando continuidade mais tarde nos Conservatórios de Lyon e Paris.

Descrita pela imprensa por seu “lirismo sedutor, delicado e ardente”, Célimène Daudet recebeu cedo reconhecimento e apoio de várias fundações culturais como o Banff Center for the Arts no Canadá, a Fundação Safran, o Suez Environment Group e o BNP Paribas. Detentora de grande musicalidade, venceu o Concurso Internacional Jean Francaix, depois o Concurso Internacional da FNAPEC e o Prêmio Internacional Pro Musicis.

Em 2013, gravou o álbum “Dans la Malle du Poilu” pelo selo Arion em duo com a violinista Amanda Flavier, recebendo o Prêmio de Melhor Álbum do Ano pelo jornal francês “Le Monde”. Em 2016, gravou pelo selo NoMadMusic o primeiro volume de uma integral das dez sonatas de Beethoven para piano e violino, também com a violinista Amanda Flavier. Agora, é a vez de Belém conferir a aprestação da artista, atividade possibilitada por meio da inédita parceria internacional de cooperação artística com a Associação Xanadu, responsável pelo Festival de Música “Les 2 Mondes”, realizado em Mulhouse, na França.

O maestro Miguel Campos Neto explica que o repertório para a noite de abertura – que terá compositores como os franceses Pierre Thilloy (que volta à Belém pela terceira vez e estará presente no concerto) e Maurice Ravel (1875-1937), além do russo Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) – foi escolhido para apresentar ao público obras já conhecidas e tradicionais do repertório clássico, além de uma especialmente composta por Thilloy em celebração aos 400 anos da capital paraense. “Saudades de Belém” foi apresentada pela primeira vez ano passado.

“Essa peça foi composta para ser apresentada em diversas vezes, não somente na comemoração do aniversário da cidade, em 2016. Por isso, trouxemos ela novamente para o nosso programa. É uma peça francesa com ritmos brasileiros. Além disso, toquei com a Célimène na França e desta vez tocaremos Bach.  As peças de Ravel são conhecidíssimas e já a de Tchaikovsky, para quebrar o clichê de um programa somente francês. Então, fazemos homenagem à parceria, mas diversificando o repertório”, comenta Miguel Campos Neto.

Yamandu Costa

O violonista brasileiro Yamandu Costa (Foto: Isabela Kassol)

O violonista Yamandu Costa ministra masterclass na quarta-feira (25), das 15h às 18h, também na Escola de Música da UFPA. Nascido em Passo Fundo (RS) em 1980, ele começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, ele começou a procurar por outros brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim, Raphael Rabello entre outros.

Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Suas interpretações performáticas conseguem remodelar cada música que ele toca e revela uma profunda intimidade com seu instrumento. Yamandu toca de choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Um violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical ele é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas. Yamandu faz jus ao significado de seu belo nome “o precursor das águas”.

Em Belém, na quinta-feira (26), às 20h, ele apresenta o show “Recanto”, um retrato íntimo que expressa o sentimento de fazer parte de um lugar retirado, “não geograficamente retirado, mas sim sentimentalmente. Quase preservado. O concerto é meu canto, meu recanto, onde meu sentimento pode viver naturalmente. São música que apresento por meio de um bate-papo a fotografia das minhas viagens, a sonoridade da música latino-americana, as influências que eu tive. Conto as histórias das composições, algumas engraçadas e tudo o mais. É uma maneira de aproximar as pessoas da minha trajetória e deixar o clima do concerto mais casual que formal”, explica.

O Festival

O Festival Música na Estrada promove desde 2011 programações gratuitas de arte e cultura com o objetivo de formar plateias para apreciação musical e promover intercâmbios para a valorização de conteúdos artísticos de várias regiões do país. Todas as atividades do evento são gratuitas. Este ano, após Belém, o festival segue para Brasília, de 9 e 19 de novembro. Na sequência, o Festival chega a Manaus para uma temporada que vai de 20 de novembro a 6 de dezembro. Santarém, no Pará, celebrará o retorno do Festival de 22 a 26 de novembro. De 13 a 17 de dezembro, já em clima natalino, será a vez de Porto Velho receber o Festival pela sétima vez. Em março de 2018 as cidades de Boa Vista e Macapá receberão o Festival. O projeto tem como objetivo conectar o público com artistas de diversas regiões do país por meio das artes. Todas as cidades receberão também oficinas de música clássica e instrumental, regência e dança.

O evento apresenta números expressivos: em 2016, foram 17 mil quilômetros percorridos em seis estados da Amazônia brasileira, com 30 apresentações, 400 pessoas entre artistas, produtores, técnicos e prestadores de serviços, 43 professores de música e de dança, 500  alunos e mais de 15 mil pessoas prestigiando as apresentações do festival. “Para este ano, estamos esperando um aumento de 20% no público a ser contemplado. Afinal, é para isso que desenhamos o Festival todos os anos: para sempre envolver, encantar e sensibilizar cada vez mais pessoas. Só  a arte é capaz desta mobilização”, diz. 

Sobre a Kommitment        
Dança, música, teatro, balé e conteúdos educacionais compõem o leque de projetos da agência cultural Kommitment Produções Artísticas, de Fernando Ramos e Marcia Ximenez, fundada em 2011. Com estes projetos a produtora atende as estratégias de posicionamento de importantes marcas do mercado nacional e reforça a visão de que incentivar a cultura é uma forma de contribuir para o enriquecimento educacional de uma sociedade. Visite: www.kommitment.com.br

Mais informações – Festival Música na Estrada 

www.musicanaestrada.art.br
www.facebook.com/projetomusicanaestrada
Instagram: @musicanaestrada

Festival Internacional Les 2 Mondes: http://www.association-xanadu.com/#les2mondes

INGRESSOS

A partir de 23/10, às 14h, 50% dos ingressos para as apresentações dos dias 25 e 26/10 estarão disponíveis no site www.ticketfacil.com.br. Retirada limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência a R$2 por ingresso. Os demais 50% dos ingressos podem ser retirados nos dias dos espetáculos, a partir das 9h, na bilheteria do teatro. 

INSCRIÇÕES MASTERCLASSES> para participar dos masterclasses e oficinas os interessados precisam se inscrever pelo site http://musicanaestrada.art.br/inscricoes/

PROGRAMAÇÃO EM BELÉM
Todas as atividades são gratuitas 

OUTUBRO

Data: 24/10/2017
Masterclasse de Piano com Célimène Daudet, França
Local: Escola de Música da UFPA
Endereço: Av. Conselheiro Furtado, 2007 – Cremação, Belém – PA
Horário: 15h às 18h

Data: 25/10/2017
Masterclasse de Violão com Yamandu Costa
Local: Escola de Música da UFPA
Endereço: Av. Conselheiro Furtado, 2007 – Cremação, Belém – PA
Horário: 15h às 18h

Data: 25/10/2017
Concerto de Abertura com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
Regente: Miguel Campos Neto
Piano: Célimène Daudet, França
Presença do compositor francês Pierre Thilloy
Local: Theatro da Paz
Endereço: Rua da Paz, s/n – Centro, Belém – PA
Horário: 20h
Programa
Saudades de Belém – Pierre Thilloy (1970)
Movimentos: “O sonho do índio” e “ Cidade das Mangueiras”
Concerto em Ré menor para piano e orquestra, BWV 1052 – Johann Sebastian Bach (1685-1750)
***
La Valse – Maurice Ravel (1875-1937)
Romeu e Julieta – Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)
Bolero – Maurice Ravel (1875-1937)

Data: 26/10/2017
Recital de violão com Yamandu Costa
Local: Theatro da Paz
Endereço: Rua da Paz, s/n – Centro, Belém – PA
Horário: 20h
Programa:
Recantos

NOVEMBRO

Data: 07/11/2017
Masterclasse de Regência com Maestro Fuad Ibrahimov, Azerbaijão
Local: Escola de Música da UFPA
Endereço: Av. Conselheiro Furtado, 2007 – Cremação, Belém – PA
Horário: 19 às 21h

Data: 07/11/2017
Mesa Redonda “Inovar para não dançar”
Participações Dany Bittencourt e Hulda Bittencourt (Cisne Negro Cia de Dança), Ana Flavia Mendes (UFPA e Cia
Moderno de Dança) e Mayrla Andrade (UFPA e Ribalta Cia de Dança)
Apresentação de trecho do espetáculo Plié da Cia Moderno de Dança
Local: Espaço Companhia Moderno de Dança
Endereço: Av. Conselheiro Furtado, 1648  Cremação, Belém – PA
Horário: 19h

Data: 07/11/2017
Show Jane Duboc & Amazônia Jazz Band – Lançamento do DVD Pará Instrumental Vol. 12
Regente: Nelson Neves
Local: Theatro da Paz
Endereço: Rua da Paz, s/n – Centro, Belém – PA
Horário: 20h

Data: 08/11/2017
Oficina de Dança com Andre Santana (Cisne Negro Cia de Dança)
Local: Espaço Companhia Moderno de Dança
Endereço: Av. Conselheiro Furtado, 1648 – Cremação, Belém – PA
Horário: 09h30 às 11h30 e 19h30 às 21h30

Data: 09/11/2017
Oficina de Bateria e Guitarra com professores do “Spok Quinteto”
Prof. Renato Bandeira (Guitarra) e Prof. Adelson Silva (Bateria)
Local: Academia de Música e Tecnologia
Endereço: Tv.  Rui Barbosa, 607 – Reduto, Belém –  PA
Horário: 17h às 21h

Data: 09/11/2017
Cisne Negro Cia de Dança e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
Regente: Maestro Fuad Ibrahimov, Azerbaijão
Local: Theatro da Paz
Endereço: Rua da Paz, s/n – Centro, Belém – PA
Horário: 20h
Programa:
REVOADA (2007), 23:04”
Coreografia e Figurinos: Gigi Caciuleanu, França
Assistente de Coreografia: Dany Bittencourt
Música: Igor Stravinsky (1882-1971)
Projeto de Luz: Raquel Balekian
Concepção de Cenografia: Gigi Caciuleanu e Raquel Balekian
Execução de cenografia: Camarim Artigos para Dança
e
ENIGMAS (2017), 32”
Música: Edward Elgar “Variações de Enigma”
Coreografia: Dany Bittencourt
Assistente de Coreografia: Patrícia Alquezar
Desenho de Luz: Cristiano Paes
Figurinos: Fábio Namatame

Data: 10/11/2017
Oficina de Bateria e Guitarra com professores do “Spok Quinteto”
Prof. Renato Bandeira (Guitarra) e Prof. Adelson Silva (Bateria)
Local: Academia de Música e Tecnologia
Endereço: Tv.  Rui Barbosa, 607 – Reduto, Belém –  PA
Horário: 17h às 21h

Data: 11/11/2017
Show Spok Quinteto em “Sotaque Pernambucano”
Local: Teatro Schivasappa
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré, Belém – PA
Horário: 20h

Data: 12/11/2017
Concerto com Orquestra de Câmara do Amazonas
Regente: Marcelo de Jesus
Local: Igreja Santo Alexandre
Endereço: Praça Frei Caetano Brandão – Cidade Velha, Belém – PA
Horário: 17h
Programa:
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) Réquiem KV 626, Arranjo de Peter Lichtenthal
Antonio Vivaldi (1678-1741) As Quatro Estações, Recomposição de Max Richter

DEZEMBRO

Data: 20/12/2017
Concerto “A Ressurreição” com Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
Sinfonia Nr. 2 em Dó menor, de Gustav Mahler (1860-1911)
Coro Lírico do Festival de Opera do Theatro da Paz
Preparador vocal/ensaiador: Vanildo Monteiro
Regente: Miguel Campos Neto
Local: Theatro da Paz
Endereço: Rua da Paz, s/n – Centro, Belém  PA
Horário: 20h

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.