Obesidade infantil e alimentação saudável são temas de atividade em creche de Macapá

A alimentação e nutrição adequada são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança. Por isso, nesta quarta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu uma atividade voltada às crianças da Creche Jardim de Infância Nosso Cantinho do Amor, no bairro Perpétuo Socorro. A programação foi desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), que orientou os alunos quanto às práticas saudáveis na alimentação por meio de palestras e dinâmicas sobre obesidade infantil e alimentação saudável.

 

Prevenir a obesidade infantil significa diminuir, de uma forma racional e menos onerosa, a incidência de doenças crônico-degenerativas. “Estimulando eles, desde pequenos, a fazerem escolhas saudáveis para a alimentação reduzindo o risco para a obesidade”, explicou a coordenadora do PSE, Ellen Suelen.

 

Para as crianças menores, uma refeição simples, como o lanche da manhã ou da tarde, tem grande importância nutricional. “É importante que a qualidade dos alimentos oferecidos nesses pequenos lanches, incluindo a merenda escolar seja de bom valor nutricional, trabalhando essa prática para o ambiente escolar e familiar”, completou a coordenadora.

 

Todas as atividades são desenvolvidas com o foco no estímulo da prática de atividade física e alimentação equilibrada. Estudos do Ministério da Saúde apontam que a dieta das crianças e adolescentes tem uma elevada ingestão de bebidas açucaradas (56%), seguidas de refrigerantes (45%), salgados fritos e biscoitos. Daí a importância de incluir bons hábitos alimentares desde o início da introdução alimentar das crianças.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

Contato: 99135-6508

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: