Alunos da Escola Eunice das Chagas apresentam projeto étnico racial

“Somos de etnias diferentes, mas de direitos iguais. Racismo não pode ser permitido em nenhum lugar”. Esse foi o aprendizado da aluna Anna Clara Silva, do 5º ano, da escola Eunice das Chagas Fernandes de Souza, que participou da culminância do projeto étnico racial “Despertar para a consciência negra e respeito às diferentes etnias”, na manhã desta sexta-feira, 10.

 

A apresentação envolveu dança, teatro, exposição e culinária. As coordenadoras do projeto, pedagogas Iriane Santos e Vanessa Maucher, iniciaram em outubro as atividades com os professores, trabalhando as questões sociais e culturais, buscando sempre o respeito a todas as etnias.

 

“Hoje é a apresentação final do trabalho desenvolvido com os alunos. Buscamos mostrar as diferentes etnias que formam a humanidade, e, principalmente, as dos alunos da escola, levando em conta o respeito em primeiro lugar, conhecimento de culturas diferentes e nos baseamos também na Lei 10.639/3, com o ensino da história e da cultura afro-brasileira, que faz parte da nossa cultura amapaense também”, destaca a pedagoga Iriane Santos.

 

Para Patrícia Mira, mãe do aluno do 3º ano, André Willy, de 9 anos, é muito importante esses projetos desenvolvidos na escola e, principalmente, fazer os pais participarem das atividades de seus filhos. “Meu filho estuda aqui, tem dois anos e sempre a coordenação nos participa de todas as atividades, nos comunicam sempre do desempenho e se preocupam com meu filho. Esse projeto aqui eu sei da importância para a vida dele, não se tornar uma pessoa que discrimina os outros, que se ache melhor ou pior, ele estimula a saber conviver bem, respeitar e se orgulhar do que é”.

 

A aluna Evelin Brandão aprendeu que a cultura afro, como o Marabaixo, é mais que uma simples dança e batuque. “A gente rodando a saia não é só diversão, é nossa cultura marcando presença, nosso povo, nossa história em que a etnia negra junto com as outras fazem parte do que somos hoje”, ressaltou.

 

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação/Semed

Contato: 99127-9591

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.