Festival Estudantil de Artes irá reunir alunos-artistas de várias regiões do estado em RO

A abertura da 3ª edição do Festival Estudantil de Artes de Rondônia (Fera) será na terça-feira (21), no Teatro Guaporé em Porto Velho, a partir das 19h30. O evento irá contar com 173 são alunos-artistas que irão competir nos segmentos de dança, teatro, música, cinema, fotografia e pintura.

O gerente estadual de Educação Física Escolar, Cultura e Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ítalo Aguiar, destaca que o Festival Estudantil de Artes foi resgatado no atual governo, depois de quase 10 anos de ausência dos festivais estudantis. “Em 2015, realizamos a 1ª edição do Fera, com apenas três segmentos, música, pintura e fotografia e foi um sucesso, porque movimentou o público estudantil e a comunidade escolar”, disse.

Em 2016, foram inseridos cinema e dança no Fera e na edição 2017 entrou o  teatro.  “Agora estamos com seis segmentos artísticos, onde os alunos da rede pública estadual têm a oportunidade de mostrar seus talentos”, ressaltou.

Ítalo explica que o formato do Fera é bem parecido com o dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer). Tudo começa na escola, que promove o seu festival, os classificados vão para a fase municipal, depois para a regional e finalmente para o estadual. O Fera conta com duas categorias, o Teen – que abrange alunos de 12 a 17 anos, e a categoria adulto, com alunos acima de 18 anos para atender o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os campeões de cada categoria e modalidade, vão receber troféus, com exceção da dança que a premiação será medalha. “Muitos alunos que despontaram nas edições anteriores do Fera continuam desenvolvendo suas artes em suas cidades”, destacou o gerente estadual de Educação Física, Cultura e Desporto Escolar da Seduc.

O governo do estado oferece toda a infraestrutura para que o festival aconteça, como transporte, hospedagem e alimentação para todas as delegações. Ítalo Aguiar também disse que foi criado em projeto de lei – que encontra-se na Diretoria Técnica Legislativa (Ditel) para ser encaminhada para a Assembleia Legislativa do estado – para transformar o Festival Estudantil de Artes de Rondônia (Fera) em política de governo.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Divulgação
Secom – Governo de Rondônia

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.