Conheça o Amapá: Município de Calçoene

Criado pela Lei Federal nº 3.055, de 22 de dezembro de 1956, o município de Calçoene está localizado na região centro-nordeste do Estado, distante cerca de 356 km de Macapá, com acesso pela BR-156 e também por via marítima. A população calçoenense é estimada em 10.163 habitantes. A área do município é de 14.333 km². Calçoene faz limite ao norte com o Oceano Atlântico, ao sul com os municípios de Amapá e Pracuúba, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Oiapoque e Serra do Navio.

As principais atividades produtivas do município são a agropecuária, a silvicultura, o extrativismo, comércio e serviços. A garimpagem e a pesca são ocupações ainda predominantes.   No setor primário destacam-se a cultura da mandioca, criação de gado (bovino, bubalino e suíno), bem como a pesca, o artesanato e a garimpagem. No setor terciário existem algumas marcenarias, hotéis e cartório de registro. Os funcionários públicos são os que mais contribuem para a economia do município.

O lugar oferece como atração turística, além da beleza natural, o Parque Arqueológico do Solstício. No local existe um círculo de pedras, que se supõe construído como um antigo observatório indígena. O círculo de Calçoene foi apelidado de “Stonehenge do Amapá”, se referindo ao Stonegenge da Inglaterra.

Turismo – Um dos pontos mais procurados pelo visitante é a praia do Goiabal, que fica a 14 quilômetros da sede do município. O local é banhado pelo Oceano Atlântico e o acesso é por uma estrada de terra.

Também destaca-se o Parque Arqueológico do Solstício. No local existe um círculo de pedras, que se supõe construído como um antigo observatório indígena. O círculo de Calçoene apelidado de “Stonehenge do Amapá”, se referindo ao Stonegenge da Inglaterra.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.