Mais de 2,5 milhões de brasileiros clicaram links falsos em janeiro

O ano de 2018 começou com tudo para os cibercriminosos brasileiros, que já fizeram mais de 2,5 milhões de vítimas na web apenas em janeiro — a medição foi feita pela Kaspersky Lab e dá conta de dados disponibilizados até o dia 20. As campanhas são espalhadas por WhatsApp ou email usando o nome de empresas famosas e majoritariamente prometem vagas de emprego ou produtos com desconto, informa a companhia.

Ataques com essas características são comuns nessa época do ano, período no qual a divulgação de vagas de emprego é bastante comum. Empresas como Walmart, Caixa Econômica Federal, Burger King, Banco do Brasil, Spotify, Santander, O Boticário e Lojas Americanas estão entre as que tiveram seus nomes utilizados em golpes com links falsos.

“As novas campanhas fraudulentas que vimos circular no WhatsApp tem se valido disso, ao clicar no link recebido e abrir o site fraudulento, será questionado ao usuário se ela deseja algo, ao autorizar, na verdade ele estará ativando o recebimento de notificações pelo navegador, e assim o usuário continuará recebendo mais golpes por meio das notificações”, alerta o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolin.

Quando essa função é ativada, o usuário passa a receber algumas notificações ao longo do dia em novas ações fraudulentas. Para coibir as notificações, será preciso acessar as configurações do navegador.

Veja mais no TecMundo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.