Morre Mestre Vieira, ícone da música paraense

Morreu na manhã desta sexta-feira (2), aos 83 anos, o músico Mestre Vieira, um dos maiores nomes da música paraense e ícone da guitarrada. Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila dos Cabanos, em Barcarena, nordeste paraense, após sofrer complicações devido a um câncer que enfrentava desde 2016.

Joaquim de Lima Vieira, ou simplesmente Mestre Vieira, nasceu em 29 de outubro de 1934, no próprio município de Barcarena. Ainda aos cinco anos, conheceu sua grande paixão, a música, aprendendo sozinho a tocar banjo.

Depois disso, vieram outros intrumentos, como cavaquinho, bandolim e violão, até que já próximo dos 30 anos, mudou para sempre a música paraense com a guitarra elétrica, criando o ritmo musical conhecido como guitarrada, estilo instrumental com uma mistura de músicas regionais com uma pegada caribenha.

Ao longo de sua carreira, ele gravou 14 LPs e oito CDs, além de fazer turnês por todo o Brasil e no exterior, em países como Inglaterra, Alemanha e África do Sul.

Em nota oficial, a prefeitura de Barcarena lamentou a morte do músico e decretou luto oficial de três dias. A prefeitura ainda afirmou que “vai garantir total apoio à família de Vieira para que sejam feitas as justas homenagens de despedidas ao músico que engrandeceu a cidade”. O velório deverá ocorrer ainda na tarde de hoje, no Salão Paroquial, localizado ao lado da Igreja Matriz.

Do Diario OnLine

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.