‘Nature’ alerta para o enfraquecimento da legislação ambiental no Brasil
Segundo publicação, apenas opinião pública segura o ímpeto da “coalizão conservadora que domina o Congresso”
ma reportagem publicada na renomada revista Nature, escrita pelo jornalista americano Jeff Tollefson, denuncia as articulações da “coalizão conservadora que domina o Congresso brasileiro” para acabar com importantes regulamentações ambientais antes do início oficial das campanhas para as eleições de outubro.
Segundo a reportagem, uma das principais alterações seria a permissão do plantio de cana-de-açúcar dentro da Amazônia Legal. A possibilidade de plantio nessas áreas havia sido extinta por um decreto de 2009, que estabeleceu o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar. O projeto, que busca mudar as regras do zoneamento, tramita desde 2011 no Senado, já passou por cinco comissões, e aguarda votação.
Outra ameaça à legislação ambiental é a que muda as regras do licenciamento para infraestrutura, como barragens, estradas e o agronegócio. Conforme a GALILEU já publicou em junho de 2017, a proposta praticamente acabaria com todo o processo, e pode fazer com que desastres como Mariana sejam cada vez mais comuns.
Saiba mais no site Galileu