Educa

‘Nature’ alerta para o enfraquecimento da legislação ambiental no Brasil

Segundo publicação, apenas opinião pública segura o ímpeto da “coalizão conservadora que domina o Congresso”

ma reportagem publicada na renomada revista Nature, escrita pelo jornalista americano Jeff Tollefson, denuncia as articulações da “coalizão conservadora que domina o Congresso brasileiro” para acabar com importantes regulamentações ambientais antes do início oficial das campanhas para as eleições de outubro.

Segundo a reportagem, uma das principais alterações seria a permissão do plantio de cana-de-açúcar dentro da Amazônia Legal. A possibilidade de plantio nessas áreas havia sido extinta por um decreto de 2009, que estabeleceu o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar. O projeto, que busca mudar as regras do zoneamento, tramita desde 2011 no Senado, já passou por cinco comissões, e aguarda votação.

Outra ameaça à legislação ambiental é a que muda as regras do licenciamento para infraestrutura, como barragens, estradas e o agronegócio. Conforme a GALILEU já publicou em junho de 2017, a proposta praticamente acabaria com todo o processo, e pode fazer com que desastres como Mariana sejam cada vez mais comuns.

Saiba mais no site Galileu

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.