Ciclo do Marabaixo: cerca de 150 atendimentos são feitos pela prefeitura

A Prefeitura de Macapá promoveu na quinta-feira, 31, aproximadamente 150 atendimentos durante ação social e de saúde, realizada em parceria com o grupo Berço da Tradição, popularmente conhecido como Barracão da Tia Gertrudes, no bairro Santa Rita. Segundo a coordenadora da Associação Favela do Marabaixo, Valdinete Costa, a ideia surgiu da necessidade de agregar e levar a sociedade para dentro dos barracões.

 

“A nossa proposta é agregar e chamar a população em geral para dentro dos barracões e desmistificar a ideia de que a cultura do Marabaixo é apenas para os grupos, e, além de promover a saúde à população, pode conhecer um pouquinho da nossa história”, ressaltou Valdinete Costa. A prefeitura disponibilizou serviços na área da saúde, como consultas médicas, testes rápidos, aferição da pressão arterial e glicemia, além de atendimentos psicológicos. Na área social, a população contou com assessoria jurídica e cadastro em programas sociais.

 

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maykom Magalhães, a proposta, além de apoiar a cultura, é promover a cidadania e a saúde às comunidades que realizam o Ciclo do Marabaixo. Participaram da ação as coordenadorias municipais de Juventude (Comju), Políticas para as Mulheres (CMPPM); as secretarias de Saúde (Semsa), Assistência Social e do Trabalho (Semast), Educação (Semed); e o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).

 

Amelline de Queiroz

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.