Exercícios físicos poderiam evitar 10 mil casos de câncer por ano

Pesquisa feita na USP relaciona câncer de mama e de cólon à falta de atividade

O Brasil poderia ter até 10 mil casos de câncer a menos por ano se houvesse mais adesão à prática de atividade física entre a população. A afirmação faz parte de um estudo realizado no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em parceria com a Universidade de Harvard, Universidade de Cambridge e Universidade de Queensland. O artigo foi publicado na revista científica internacional Cancer Epidemiology.

Para chegar a essa proteção máxima, no entanto, seriam necessárias 5 horas de atividade física diária. Acredita-se que esse era o nível de movimento que o ser humano tinha quando vivia em sociedades caçadoras. Mas até os pesquisadores acham praticamente impossível alcançar esse nível de atividades hoje em dia, considerando a rotina de boa parte da população.

A última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, mostra que aproximadamente metade das pessoas sequer atingiu a recomendação mínima preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prática de exercícios por semana, ou seja, 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos em ritmo mais intenso.

Saiba mais no Catraca Livre

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.