FIM: 2º dia da Mostra Fôlego!
Inicia às 19h o segundo dia da MOSTRA FÔLEGO! no quinto dia do 15º Festival Imagem-Movimento (FIM), que reúne produções genuinamente amapaenses. Neste ano, o número de produções inscritas superaram todas as expectativas da organização do festival, fazendo com que as produções fossem divididas em duas mostras, a Mostra Auvaitisse, que apresentou o festival e a já conhecida Fôlego!
No total, 15 produções são exibidas no auditório do Centro Profissionalizante de Música Walkíria Lima, em dois dias (06 e 07/12) com entrada gratuita ao público, como em todos os dias do festival. De acordo com a organização do FIM, a MOSTRA FÔLEGO é “uma forma de incentivar os realizadores e a produção local, uma busca por novas inspirações, novos ares”.
Ao final da mostra acontece a votação popular do 4º Prêmio Gengibirra de Audiovisual. O filme vencedor é divulgado no último dia, na festa de encerramento, onde é entregue o premio de R$ 1.000,00 para incentivo.
Programação
DIA 07/12
1- A CHAMADA
Direção: Evaldo Dias Matos
Ano: 2018
Duração: 2’’34’’
Origem: Macapá/ AP
Classificação: Livre
Sinopse: Um jovem está estudando em seu quarto quando recebe uma ligação misteriosa que o levará ao máximo de tensão.
2- HABITAÇÃO POPULAR NA AMAZÔNIA: O ELESBÃO
Direção: Bianca Moro de Carvalho e Marcos Ramon
Ano: 2017
Duração: 22’20’’
Origem: Macapá/ AP
Classificação: Livre
Sinopse: Realizado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP, através do Projeto de Extensão “Planejando com a Comunidade”. No bairro do Elesbão, em Santana, alguns elementos da arquitetura, do modo de vida e a coexistência da relação homem-natureza o tornam uma experiência peculiar: a construção das casas é realizada pela própria comunidade sem apoio do poder público; a importância do rio engloba desde as atividades de estaleiro até sua influência na alimentação, marcada pelo consumo do peixe e do açaí. As belezas e as dificuldades deste lugar são uma situação paradoxal, em que riqueza natural e descaso público são revelados pelos depoimentos que estão neste documentário.
3- ENGASGA, ENGASGA
Direção: Wenner George
Ano: 2016
Duração: 6’12”
Origem: Macapá/ AP
Classificação: 10 anos
Sinopse: Um jovem aventureiro que tem um fim inesperado.
4- INTERVENÇÃO URBANA – BAIXADA VIVE
Direção: Chyara Gomes
Ano: 2018
Duração: 12’20’’
Origem: Macapá/AP
Classificação: Livre
Sinopse: Um projeto de design gráfico e graffiti voltado para os moradores das áreas de ressaca.
Com o intuito de proporcionar uma reflexão voltada ao incentivo da cultura através do design gráfico, valorização da comunidade, o projeto torna-se também uma plataforma de reintegração e inclusão social, levando o design e todo o movimento que o graffiti prega para dentro das áreas de ponte. Bem-vindos ao projeto de intervenção urbana BAIXADA VIVE!
5- BOJACK
Direção: Djonathan Rabelo e Carlos Washington
Ano: 2017
Duração: 3’28’’
Origem: Macapá/AP
Classificação: Livre
Sinopse: inspirado na série de animação, Bojack faz um retrato de jovens que se perdem internamente com as responsabilidades, as pressões e dificuldades emocionais que interferem em sua compreensão da vida para além da superficialidade.
6- MEU CORPO FEMININO
Direção: Fernanda Lima
Ano: 2018
Duração: 12’40”
Origem: Macapá/AP
Classificação: 10 anos
Sinopse: Não é exagero dizer que toda mulher já foi assediada na vida. O documentário apresenta o desabafo de quatro mulheres sobre os diversos assédios cotidianos, depoimentos que mostram que o corpo feminino é sinônimo e alvo de pequenas e grandes violências diárias trazidas pelo emaranhado de experiências e vivências em uma sociedade que desumaniza as mulheres.
7- ROBOCOP
Direção: Djonathan Rabelo
Ano: 2018
Duração: 4’13’’
Origem: Macapá/AP
Classificação: 10 anos
Sinopse: Nas periferias de Macapá, moradores narram suas batalhas cotidianas por sobrevivência em uma sociedade que criminaliza seus corpos e suas vidas.
8- REVISITANDO BUDA
Direção: Sady Menescal
Ano: 2018
Duração: 01’43”
Origem: Macapá/AP
Classificação: Livre
Sinopse: Processo criativo
9- MAZAGÃO – PORTA DO MAR
Direção: Gavin Andrews
Ano: 2016
Duração: 52’
Origem: Macapá/AP
Classificação: Livre
Sinopse: “Mazagão – Porta do Mar” mergulha no imaginário e na história do povo de Mazagão em uma trajetória que atravessa 246 anos e o Oceano Atlântico. O documentário registra o encontro de dois mundos e tempos: o da cidade do passado e suas histórias de batalhas gloriosas, com a comunidade tradicional que está numa encruzilhada com o mundo moderno.
Serviço
MOSTRA FÔLEGO+Prêmio Gengibirra
Quando? 07/12
Que horas? 19h
Onde? Auditório Cepm Walkíria Lima
Classificação: Livre
Entrada franca