Asteroides podem salvar Terra da catástrofe ambiental
Em dezembro deste ano, a missão OSIRIS-REx da NASA chegou ao asteroide Bennu para extrair amostras de rocha. No próximo ano, a missão chinesa Chang’e-5n deverá chegar à Lua para realizar perfurações.
Um dos propósitos dessas expedições é a exploração mineral, porque sem os recursos cósmicos a humanidade não poderá explorar o Sistema Solar.
Jazidas de minérios na Lua
A China já enviou com sucesso dispositivos para a Lua e, conforme seu programa lunar, o próximo passo é implantar uma base habitável na superfície do nosso satélite natural. Para tal é preciso explorar os recursos lunares de maneira a sustentar a vida e proteger os pioneiros da radiação. Exemplificando: uma necessidade é a produção de combustível de foguete e insumos para uma impressora 3D capaz de imprimir peças de máquinas e edifícios.
Com base nos cálculos do Instituto de Geoquímica e Química Analítica da Academia de Ciências da Rússia serão necessárias duzentas toneladas de oxigênio e 50 toneladas de hidrogênio na fase inicial de exploração da Lua. Ou seja, a logística da instalação humana na Lua é caríssima.
No estado congelado, os compostos voláteis encontrados nos polos da Lua são recursos particularmente valiosos: gelo de água, amônia, monóxido de carbono, hidrocarbonetos leves. Além disso, há também oxigênio, metais e silício no solo lunar.
Saiba mais no site Sputnik Brasil