Balsas podem ser usadas em travessia do rio Tocantins, em Porto Nacional
A partir desta quarta-feira (27) a travessia do rio Tocantins, em Porto Nacional, poderá ser feita por balsa.
Rampas de embarque foram instaladas no último final de semana; e a Agência Tocantinense de Transportes e Obras está finalizando as sinalizações dos acessos.
O transporte alternativo foi pensado após a interdição da ponte da rodovia TO-255.
Duas balsas farão a travessia no local. Cada uma delas tem capacidade para transportar até 300 toneladas. O serviço será oferecido 24 horas.
O governo do Tocantins informou que não haverá custo para a travessia de pedestres, ciclistas e carros oficiais das polícias civil (PC) e militar (PM), bombeiros e ambulâncias.
No dia 12 de fevereiro, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, decretou situação de emergência na região de Porto Nacional, devido a interdição da ponte sobre a TO-255.
De acordo com o decreto, a formação do Lago da Usina Hidrelétrica de Lageado alterou as condições normais da ponte, com a modificação do regime de enchentes e vazantes.
Com o lago, blocos, pilares e a superestrutura passaram a sofrer os efeitos da alcalinização, além de uma fissuração dos pilares e vigas devido à proximidade com a lâmina d’água que umidifica essa parte da ponte de forma constante.
EBC