Tambor de Crioula está entre as principais atrações do carnaval maranhense
Reconhecido há cerca de 12 anos como patrimônio cultural e imaterial brasileiro pelo Iphan – o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Tambor de Crioula é sempre uma das principais atrações do carnaval maranhense.
A manifestação com raízes africanas é conhecida como a expressão de um povo, transformada em dança.
Também é considerada uma demonstração religiosa que chegou ao Brasil, junto com os navios negreiros, entre os séculos 18 e 19 e se consolidou no estado do Maranhão.
Há dois anos, a capital maranhense conta com um espaço de referência dessa cultura.
A Casa do Tambor de Crioula é um espaço multiuso no bairro da Praia Grande, em São Luís, e tem servido como salvaguarda da expressão cultural.
Quem explica é o percussionista do grupo de tambor Tijupá, José Lázaro de Oliveira Pereira, conhecido como Dr. Lázaro.
Sonora: “É um centro de referência onde toda semana há apresentações.”
Segundo Dr. Lázaro, os grupos de Tambor de Crioula têm apresentações durante todo o ano, mas em períodos como carnaval e festas juninas, as apresentações aumentam.
Sonora: “Todo o ano você pode fazer um tambor para comemorações.”
Atualmente, o Tambor de Crioula ultrapassou os limites do Maranhão e vários grupos se formaram em outros estados, como no Distrito Federal, com o mestre Teodoro, em Sobradinho; em São Paulo, no bairro Butantã, com o mestre Tião Carvalho; e ainda, no interior de Minas Gerais; e no Rio de Janeiro.
Para quem estiver em São Luís para curtir o carnaval, além das apresentações dos grupos, a Casa do Tambor de Crioula conta com uma exposição permanente, aberta de terça a sábado, de nove da manhã às cinco da tarde, e no domingo de nove da manhã até uma da tarde.
EBC