Clube da Esquina, uma das maiores contribuições de Minas Gerais para a MPB

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e começa agora mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nós vamos falar sobre o Clube da Esquina, uma das maiores contribuições de Minas Gerais para a Música Popular Brasileira. É difícil definir o significado de Clube da Esquina. Não é uma banda, não é um movimento musical, não é um disco. Talvez, pudéssemos classifica-lo como um encontro.

Um encontro de rapazes com um talento especial para a poesia e para a melodia. Milton Nascimento, Márcio Borges, Lô Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant são alguns desses garotos. Dois discos foram lançados na década de 70 com o nome de Clube da Esquina, o primeiro em 1972 e o segundo em 1978. Mas as músicas associadas ao grupo de amigos mineiros não ficaram restritas a esses dois álbuns.

Neste episódio especial do Na Trilha da História, nosso convidado é Lô Borges. Eu, Lidiane Léllis e Lelo Nirvana batemos um papo com o Lô no programa Espaço Arte, da Nacional FM Brasília. Vamos ouvir um trechinho da entrevista!

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz além da entrevista na íntegra com o Lô Borges, as músicas mais marcantes do Clube da Esquina. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.