Pesquisadoras da Unifap ministram workshop em Portugal

As pesquisadoras da Universidade Federal do Amapá (Unifap) Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco e Marina Nolli Bittencourt irão ministrar workshops no Encontro Internacional Inovação e Tecnologia na Promoção da Saúde Mental, que acontece na cidade de Coimbra, em Portugal, entre os dias 27 e 29 de maio. O objetivo do evento é recolher e partilhar experiências inovadoras e contributos científicos relevantes a partir da experiência de peritos internacionais e fortalecer a rede internacional em que se desenvolvem os projetos no âmbito da saúde mental.

Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco e Teresa  Barroso

Fernanda Matos vai falar do projeto Intervenções Breves no Uso Nocivo de Álcool em Utentes de uma Unidade de Saúde Familiar em Coimbra, desenvolvido no estágio de pós-doutorado, que ela está fazendo na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.  O projeto desenvolve uma técnica com tempo limitado, que classifica o grau de risco de usuários de álcool por meio de um instrumento chamado Audit (Alcohol Use Disorders Identification Test) e tem como finalidade a orientação para a redução de danos com base em informações de um Guia de Consumo de Baixo Risco.

Já Marina Nolli apresentará uma estratégia de intervenção em enfermagem chamada Promoção da Saúde Mental, que está contida no manual educativo intitulado “Sinto, logo penso”. A publicação voltada para a saúde mental infantil, é resultado de uma investigação científica que a pesquisadora fez em 2018, sob a orientação da professora Tereza Barroso da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e que já foi aplicada em escolas de Macapá.

Ainda em Portugal, as pesquisadoras participam do Congresso Internacional de Intervenção Saúde e Bem-Estar, no Campus Universitário do Instituto Piaget, na cidade Viseu, nos dias 31 de maio e 1º de junho. O Congresso pretende contribuir para a discussão de questões atuais e emergentes relacionadas à saúde e ao bem-estar da população e contar com a participação de pesquisadores e profissionais de diferentes áreas de atuação e treinamento.

Currículo

Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco é professora do Campus Binacional (Oiapoque), tem graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2004), é especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez Mestrado em Saúde pelo UNINOVAFAPI e tem Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da Universidade de São Paulo (USP).

Marina Nolli Bittencourt é enfermeira formada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), doutora em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da USP pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem com estágio na New York University (NYU), professora do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Unifap e Supervisora da área de saúde mental da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unifap.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.