Município faz chamamento para segunda dose em crianças menores de dois anos

Na reta final da campanha de vacinação contra o vírus influenza, que vai até 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) convoca pais e responsáveis das crianças menores de 2 anos a retornarem às UBS’s para a segunda dose da vacina, que deve ser administrada 30 dias após a primeira aplicação. Portanto, os pais devem ficar atentos ao dia em que a criança recebeu a primeira aplicação.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária, não tomar a segunda dose é estar parcialmente protegido, mantendo o risco de contrair uma possível infecção. “Para ficarem totalmente protegidos, menores de dois anos devem receber duas doses da vacina, é rápido, fácil e gratuito. Você os protege e ainda reduz o risco de transmitir o vírus da gripe para seus familiares e amigos”, ressalta.

Dados da coordenação mostram que 6.193 crianças precisam retornar para a segunda dose, faltando ainda 3.619 menores para que se cumpra essa meta. “Temos um número expressivo de crianças que ainda precisam retornar às unidades. Aos pais, fica o reforço para que olhem o cartão de vacinação e verifiquem se já se passou um mês da aplicação da primeira dose e procure as salas de vacina”, finaliza Cantuária.

No geral, a Prefeitura de Macapá já conseguiu atingir a meta de vacinar 80% de todo o público-alvo. Até o momento, das 112 mil pessoas que têm direito a receber a dose, mais de 101 mil já foram vacinadas, representando 90,93% de cobertura vacinal. A dose de 2019 previne a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Jamile Moreira

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.