Banzeiro do Brilho-de-fogo participa do desfile do Dia da Raça na Fab

No dia da Raça, 5 de setembro, o Banzeiro do Brilho-de-fogo estará participando do desfile cívico junto com as escolas municipais. Batuqueiros, mulheres do Cordão das Açucenas, crianças do Jardim do Banzeiro estarão em cortejo no 10º batalhão, com direito a entrar no recuo das bandas e tornar o desfile um momento colorido e com o toque regional. Os ensaios para esta apresentação estão acontecendo na praça Floriano Peixoto, até terça-feira, 3 de setembro, às 19h.

É a segunda vez que o projeto Banzeiro do Brilho-de-fogo é convidado para participar do desfile do Dia da Raça, quando as escolas municipais fazem sua participação no mês da pátria. Com o tema  “Macapá Melhor e Mais Bonita é Dever de Todos”, a PMM vai levar para a avenida Fab 56 escolas da zona urbana, das 17h às 19:30, em um desfile temático que irá abordar as inovações tecnológicas e pedagógicas da rede municipal, com alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Banzeiro é um projeto de valorização da cultura do marabaixo e batuque, que há 5 anos oferece de graça iniciação musical para pessoa de todas as idades, e promove a inclusão social e cultural nas tradições amapaenses. Três cortejos oficiais são realizados anualmente, em fevereiro, aniversário de Macapá, no Macapá Verão, e em dezembro. A PMM é apoiadora do projeto, que tem no conjunto batuqueiros, açucenas e crianças do jardim.

“É uma satisfação participar de um desfile cívico com características regionais, que é um dos objetivos do projeto Banzeiro, facilitar o acesso á cultura. A PMM inova ao trazer o desfile do Dia da Raça de volta para a praça da Bandeira, e propor deixar as apresentações sem o caráter militar, com os pelotões divididos por temas, com a participação das bandas marciais e do Banzeiro, que irá tocar as canções de nossas tradições”, disse o coordenador do projeto, Adelson Preto.

O desfile inicia na Fab esquina com Odilardo Silva e encerra na rua General Rondon, e  a banda da Guarda Municipal faz a abertura. As arquibancadas estão preparadas para receber 3 mil pessoas sentadas. A concentração dos integrantes do Banzeiro será às 15h, na avenida Procópio Rola,  atrás da PMM.

Mariléia Maciel

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.