Ouça "Notícias da Amazônia ao vivo!" no Spreaker.

Evento raro no sistema solar: Mercúrio passa em frente ao Sol

Lívia Almeida – Da Redação

Desde a manhã desta segunda-feira (11) o planeta Mercúrio faz uma passagem rara em frente ao Sol. De acordo com especialistas o fenômeno, que só acontecerá novamente em 2032, aconteceu em 3 etapas:

Primeiro contato: quando a sombra de Mercúrio passa na frente do Sol, fato ocorrido às 09h35 (Horário de Brasília);

Segundo contato: quando Mercúrio se encontra totalmente na frente do Sol; 2 minutos depois do primeiro contato, onde foi possível ver um ponto preto no Sol; e

Terceiro contato: quando a borda leste de Mercúrio atinge a borda direita da estrela, que acontecerá por volta de 15h02.

O legal é que o fenômeno pode ser visto de quase todos os lugares do mundo. No entanto, só poderá ver quem tiver equipamentos próprios para obervação, já que este evento não visível a olho nu. Ainda assim é possível acompanhar pela internet
A partir daí, teremos mais dois minutos para ver um pedacinho de Mercúrio em frente ao Sol. É bom aproveitar a oportunidade, já que a próxima vez que o fenômeno acontecerá, será dia 13 no novembro de 2032.

A chance incomum pode ser vista de quase todos os países do mundo, incluindo o Brasil. Para observar o trânsito do planeta, é necessário utilizar equipamentos especiais. O evento não é visível a olho nu, e mesmo com um telescópio você precisa de algum tipo de filtro especial para observação solar.

Um fenômeno assim só voltará a ocorrer no dia 13 de novembro de 2032.

Se você não possuir todo o equipamento necessário, também será possível acompanhar pela internet:

Fonte: Olhar Digital

Ouça "Notícias da Amazônia ao vivo!" no Spreaker.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: