Evento raro no sistema solar: Mercúrio passa em frente ao Sol
Lívia Almeida – Da Redação
Desde a manhã desta segunda-feira (11) o planeta Mercúrio faz uma passagem rara em frente ao Sol. De acordo com especialistas o fenômeno, que só acontecerá novamente em 2032, aconteceu em 3 etapas:
Primeiro contato: quando a sombra de Mercúrio passa na frente do Sol, fato ocorrido às 09h35 (Horário de Brasília);
Segundo contato: quando Mercúrio se encontra totalmente na frente do Sol; 2 minutos depois do primeiro contato, onde foi possível ver um ponto preto no Sol; e
Terceiro contato: quando a borda leste de Mercúrio atinge a borda direita da estrela, que acontecerá por volta de 15h02.
O legal é que o fenômeno pode ser visto de quase todos os lugares do mundo. No entanto, só poderá ver quem tiver equipamentos próprios para obervação, já que este evento não visível a olho nu. Ainda assim é possível acompanhar pela internet
A partir daí, teremos mais dois minutos para ver um pedacinho de Mercúrio em frente ao Sol. É bom aproveitar a oportunidade, já que a próxima vez que o fenômeno acontecerá, será dia 13 no novembro de 2032.
A chance incomum pode ser vista de quase todos os países do mundo, incluindo o Brasil. Para observar o trânsito do planeta, é necessário utilizar equipamentos especiais. O evento não é visível a olho nu, e mesmo com um telescópio você precisa de algum tipo de filtro especial para observação solar.
Um fenômeno assim só voltará a ocorrer no dia 13 de novembro de 2032.
Se você não possuir todo o equipamento necessário, também será possível acompanhar pela internet:
Fonte: Olhar Digital