Após eleições, Trump promete acordo mais lucrativo com Reino Unido

Educa

Trump posta mensagem de parabéns a Boris Johnson pela vitória

José Romildo

O presidente norte-americano Donald Trump postou hoje (13) mensagem no Tweeter dando os parabéns a Boris Johnson pela vitória nas eleições gerais no Reino Unido. Trump afirmou que o “Reino Unido e os Estados Unidos estarão agora livres para fazer um novo acordo comercial após o Brexit”.

Segundo Trump, o acordo entre as duas nações “tem o potencial de ser muito maior e mais lucrativo do que qualquer acordo que possa ser feito com a União Europeia”. “Comemore Boris”, disse o presidente Trump na mensagem.

Veja também

China recusa-se a participar de negociações nucleares com EUA e Rússia

Eleições

Antes do final da apuração, por volta das 8h30 (5h30 horas, em Brasília), o Partido Conservador já tinha a maioria com 364 assentos no Parlamento, enquanto seu principal adversário, o Partido Trabalhista, estava com 203. A essa altura, faltava apenas uma cadeira a ser preenchida, dos 650 assentos.
Johnson se tornou primeiro-ministro em julho de 2019, sem ganhar uma eleição, após Theresa May renunciar ao cargo, por não conseguir aprovar seu acordo para o Brexit após três tentativas.

As eleições legislativas no Reino Unido estavam previstas apenas para 2022, mas Johnson decidiu antecipá-las após perder a maioria no Parlamento em setembro, com a rebelião de 21 deputados de seu partido. Inicialmente seu pedido foi rejeitado por três vezes, até que, finalmente, no dia 29 de outubro, os parlamentares concordaram em realizar o pleito em 12 de dezembro.

Com a ampla maioria conquistada pelo Partido Conservador nestas eleições, Johnson fica em uma posição muito mais confortável para conseguir promover a saída do Reino Unido da União Europeia em 31 de janeiro de 2020, como sempre prometeu.

EBC

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.