Regulamentação da profissão de instrutor de pilates está em análise no Brasil

Projeto de lei irá estabelecer normas para exercer a atividade 

 

A senadora Soraya Thronick (PSL-MS), autora do projeto 6.469/2019, prevê que profissionais de pilates estejam legalmente registrados no Conselho Nacional de Normas-Padrão do Método Pilates, o CNPP, por meio deste projeto que tramita no Senado Federal para regulamentar a profissão de instrutor de pilates

O projeto aguarda receber as emendas na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS). A proposta do Congresso Nacional institui que apenas serão inscritos e registrados nos quadros do CNPP os profissionais com diploma devidamente reconhecido de instrutor de pilates, além dos diplomados em curso similar realizado no exterior, após revalidação e registro do diploma nos órgãos competentes.

Pioneira nos estudos e nas práticas de pilates no Brasil, a professora Selma França reconhece a importância da legislação e acredita na valorização da prática após a normatização. 

“Eu vejo muitos profissionais formados em educação física, fisioterapia, dentre outras áreas, dizendo que estão ensinando pilates e na verdade não estão. Eles fazem qualquer coisa menos o que determina as Normas-Padrão do Método Pilates, o CNPP. O pilates possui inúmeras linhas de ensino, com metodologias distintas, respeitando cada ser, individualmente”, alerta Selma. 

Para a professora, regulamentar a profissão é entender a relevância dos métodos abordados e respeitar os profissionais habilitados no segmento. “A regulamentação irá humanizar a atividade, além de evitar a banalização pela informalidade vivida atualmente. O número de academias que prometem o ensino de pilates distanciou a essência do método”, diz a professora.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.