Mais de 500 mil contas do Zoom são distribuídas em fóruns na dark web

Credenciais são vendidas por menos de um centavo por criminosos que querem aumentar sua reputação na comunidade de hackers

Vinicius Szafran

Mais de 500 mil contas do Zoom estão sendo vendidas por valores irrisórios em fóruns de hackers e também na Dark Web, a maioria delas por apenas um centavo – em alguns casos, são oferecidas até de graça.

As informações são obtidas por meio de ataques de preenchimento de credenciais, nos quais agentes de ameaça tentam fazer login no Zoom usando várias contas vazadas em violações mais antigas. Quando um login é bem-sucedido, ele é compilado em uma lista e depois vendido.

Algumas das contas são oferecidas gratuitamente em fóruns, para que os hackers possam usá-las em atividades maliciosas ou em pegadinhas. Outras listas contêm credenciais sendo vendidas por um centavo cada.

Veja também:

Amapá tem 244 casos confirmados, 99 recuperados e 06 óbitos

Covid-19: queda nas exportações e importações da China diminui

Segundo a empresa de inteligência de segurança cibernética Cyble, os invasores estão oferecendo essas credenciais gratuitas para ganhar mais respeito na comunidade hacker. As contas são compartilhadas por sites de compartilhamento de texto nos quais os criminosos postam listas de endereços de e-mail e senhas.

A imagem abaixo mostra 290 contas relacionadas a faculdades, como a Universidade de Vermont, Lafayette, Universidade do Colorado, Dartmouth, Universidade da Flórida e muitas outras, todas compartilhadas gratuitamente.

O site BleepingComputer, que recebeu as informações da Cyble, entrou em contato com algumas das contas expostas e confirmou a veracidade das credenciais. Um dos usuários afirmou que a senha divulgada era antiga, indicando que algumas dessas contas listadas são fruto de ataques de preenchimento de credenciais mais antigos.

Veja mais no Olhar Digital

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.