WhatsApp: encaminhamento de mensagens caiu 70% após plataforma limitar ação

Alessandro Feitosa Jr.

O WhatsApp anunciou no começo deste mês que passaria a limitar o encaminhamento de mensagens para conter a desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus. Agora, o aplicativo afirmou que o compartilhamento caiu 70% ao redor do mundo após essa restrição.

A medida valia para aquelas mensagens populares, com o ícone de setas duplas, que indica conteúdos encaminhados diversas vezes.

Antes, era possível encaminhar essa mensagem para até cinco contatos por vez. Com a mudança das regras, o usuário só conseguia compartilhar a mensagem rapidamente com apenas uma conversa.

Veja também:

WhatsApp ou ICQ: compare os aplicativos de mensagem

Nasa comemora 30 anos do telescópio Hubble com imagem inédita

“Introduzimos recentemente um limite ao compartilhamento de ‘mensagens altamente encaminhadas’ para apenas um chat. Desde que colocamos esse novo limite, houve redução de 70% no número de mensagens altamente encaminhadas ao redor do mundo enviadas pelo WhatsApp”, disse um porta-voz do aplicativo ao TechCrunch.

O objetivo com a nova medida, disse o porta-voz, é ajudar a manter o WhatsApp como um “lugar para conversas pessoais e privadas” e que estão se esforçando para combater “mensagens virais”.

O recurso de encaminhamento já passou por algumas mudanças, sempre na tentativa de conter o compartilhamento de mensagens falsas e desinformação.

A primeira mudança realizada pelo app foi a inclusão de um ícone de setas, para indicar que as mensagens não tinham foram escritas por quem as enviou. Depois, foi criada ainda a etiqueta de setas duplas, que indicava que aquela mensagem foi compartilhada muitas vezes.

Veja mais no Gizmodo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.