Estradas de asfalto podem poluir mais que os carros, diz estudo


Ramalho Lima

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, conduzido pelo engenheiro ambiental Drew Gentner, descobriu que o asfalto pode ser tão – ou até mais – poluente quanto os carros movidos a combustíveis fósseis. Esse foi o primeiro estudo desse tipo a considerar o asfalto um agente poluente do ar.

Talvez, até pior que os próprios carros
Ao passo em que os veículos movidos a gasolina e diesel vieram evoluindo, eles passaram a emitir menos gases do efeito estufa. Por ouro lado, o asfalto é feito de petróleo bruto, ou substâncias semelhantes, e contém os tipos de compostos orgânicos semivoláteis que levam a alguns tipos de poluição do ar.

Veja também:
Momento Espírita: Meu Brasil de tantas dores
Unidade móvel do Laboratório Covid continua com atendimento ao lado do Teatro das Bacabeiras na terça-feira, 9
Olimpíada de História recebe inscrições até 7 de setembro

No estudo, os pesquisadores aqueceram dois tipos de asfaltos frescos de estrada, além de telhas feitas de asfalto e asfaltos líquidos usados em telhados. O material liberou uma maior quantidade de compostos orgânicos semivoláteis quando foi aquecido a 140 ºC, que é a temperatura de pavimentação das estradas. As emissões foram caindo à medida que o material esfriava, mas ainda continuava liberando muitas partículas, e de forma contínua, a 60 ºC, temperatura típica para os asfaltos em Los Angeles durante o verão, durante o experimento de três dias. Essa característica indica que o asfalto pode ser uma fonte de poluição de longa duração, segundo os cientistas.

Veja mais no TecMundo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.