Especialistas explicam melhor momento para trocar o treino de musculação
O iBahia buscou profissionais para listarem os motivos das mudanças de treinamento para cada objetivo, seja ele emagrecimento ou hipertrofia
Lucas Salles
Se você é adepto a prática de musculação na academia, com certeza já percebeu de tempos em tempos o professor muda as séries, os pesos, as repetições e o tempo de intervalo dos exercícios do seu treinamento. Existe um bom motivo para isso: o corpo precisa se adaptar à novos exercícios físicos para que os resultados, sejam eles emagrecimento ou hipertrofia, apareçam.
Para o personal trainer, Rogério Silva, as variações de treino é uma estratégia usada tanto para o indivíduo que busca emagrecer ou para aquele que planeja chegar na hipertrofia, pois o corpo precisa de novos estímulos para alcançar os objetivos desejados. “As mudanças tornam o treino menos monótono e geram um novo estímulo psicológico”.
Rogério Silva explicou que cada indivíduo deve estar sempre acompanhado de um profissional e que esse especialista precisa realizar avaliações no aluno para indicar a necessidade mudar o plano de treino. O personal ainda garantiu que a troca faz parte do plano de construção corpórea de cada um e que não é necessário o aluno buscar alterar o treino a todo momento: “o corpo necessita de tempo para se adaptar a esse novo estímulo”.
Durante o período de mudanças, o personal Igor Vinícius Ramos garantiu que o indivíduo pode sentir dores musculares. “As dores após a alteração de treino são normais por causa da adaptação corporal e elas podem durar entre dois ou três dias”, pontuou o profissional.
Veja mais no iBahia