6 de janeiro: data lembra o maior naufrágio fluvial da amazônia

  • Dia da Gratidão. [A gratidão é um conjunto de vários sentimentos: amor, ternura, amizade… É o reconhecimento de que não somos os únicos responsáveis pela nossa própria condição. Ser grato é reconhecer que outras pessoas também participaram na produção de nossa vida. Um pouco de humildade que obriga a reconhecer o outro como parte de nossa alegria. É poder dedicar, compartilhar a graça recebida].

  • Início da Cabanagem, uma revolta popular e social ocorrida no Império do Brasil na antiga Província do Grão-Pará (1835). Durou de 1835 a 1840, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará (abrangia os atuais estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia) comandada por: Félix Clemente Malcher, Antonio Vinagre, Francisco Pedro Vinagre, Eduardo Angelim e, Vicente Ferreira de Paula. Devido à extrema pobreza, fome e doenças, que marcaram o início desse período, além do processo de independência do Brasil (1822) que não ocorreu de imediato no Pará (Adesão do Pará em 1823), ficando isolada do restante do Brasil e condicionada a uma irrelevância política por parte do príncipe regente D. Pedro I, mantendo a forte influência portuguesa.

  • Nasce, a 6 de janeiro de 1883, em Bsharri, o ensaísta, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa Kalil Gibran. Seus livros e escritos, de simples beleza e espiritualidade, são reconhecidos e admirados para além do mundo árabe e trazem consigo traços do misticismo oriental. Algumas obras: O Profeta (sua obra mais conhecida e vendida foi traduzida para mais de 100 idiomas); Asas Partidas, dentre outras. Gibran morreu a 10 de abril de 1931, aos 48 anos, em Nova Iorque, Estados Unidos.

  • -Morre, em Buenos Aires, o escritor argentino Ricardo Piglia (2017), autor de obras como: Dinheiro Queimado, Respiração Artificial. Ele sofria de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) havia alguns anos. Estudou História e foi professor de literatura latino-americana na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos e ganhador de vários prêmios. Ele nasceu na cidade de Adrogué em 1941.
  • Naufrágio do barco Novo Amapá, no rio Cajari, quando faleceram cerca de 300 pessoas, na maior tragédia fluvial do Amapá (1981).

  • As Igrejas católicas ortodoxas celebram o Natal.

  • Dia de Reis (Término do ciclo natalino e comemoração dos três reis magos: Gaspar, Melchior e Baltazar).

Para adquirir o e-book "Fotografia da Amazônia" para ajudar a manter esse site. basta contactar o fotógrafo pelo WhatsApp no (96) 3333-4579. A coletânea está no valor de R$ 30.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: