Dia 8 de janeiro é dia nacional do fotógrafo e dia de São Severino

  • Dia Nacional do Fotógrafo [Uma data comemorada localmente, corresponde ao dia em que a daguerreotipia foi oficialmente trazida ao Brasil em 08/01/1840. Trazido pelo francês Louis Compte, o dispositivo foi apresentado no Rio de Janeiro ao Imperador Dom Pedro II, entusiasta da fotografia, das artes e da cultura. Já o Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, corresponde à apresentação formal da daguerreotipia na França em 1839].

  • Fundação do Congresso Nacional Africano (1912), partido político sul-africano (1912), que lutou pelos direitos da população negra do país, segregada pelo apartheid durante décadas. Teve em Nelson Mandela (1918–2013) sua maior liderança e de todo o continente africano.

  • Nasce, em East Tupelo, Mississipi, nos Estados Unidos, o cantor e ator Elvis Presley (1935), considerado o maior ídolo do rock’n roll mundial. Foi chamado de o Rei do Rock. Entre suas músicas destacam-se: That’s All Rigt, Love Me Tender, It’s Now or Never e Kiss Me Quick. Vendeu milhões de discos, mesmo após sua morte. No auge de sua carreira, apresenta sérios problemas de saúde, acima do peso, viciado em remédios controlados e evita aparecer em público. No dia 21 de junho de 1977, Elvis Presley fez seu último show em Los Angeles. No dia 16 de agosto ele morre, de ataque cardíaco, aos 42 anos.

  • Nascimento de Stephen Hawking em 08/01/1942, físico teórico e cosmólogo britânico, reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, sendo um dos mais renomados cientistas do século. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge, um posto que foi ocupado por Isaac Newton e foi o primeiro cientista a estabelecer uma teoria da cosmologia explicada pela união da teoria geral da relatividade e da mecânica quântica. Publicou, dentre outros, os livros “Uma breve história do tempo” e “O universo numa casca de noz”, divulgando suas ideias e debatendo as principais teorias científicas de sua área. Portador da doença degenerativa esclerosa lateral amiotrófica (ELA) durante 50 anos, com imensas dificuldades de locomoção e de fala, comunicava-se através de dispositivos eletrônicos com um único músculo da bochecha. Mesmo assim casou-se e teve filhos. Hawking morreu em sua casa, em Cambridge, Inglaterra, no dia 14 de março de 2018, aos 76 anos.

  • Nasce, em Manaus (AM), o historiador e político Arthur Cezar Ferreira Reis (1906), ex-governador do Amazonas no período de 1964–1967). Autor de dezenas de livros sobre história da Amazônia, dentre os quais “História da Amazônia”; “A Política de Portugal no Vale Amazônico”; “Território do Amapá, Perfil Histórico”. Faleceu no dia 7 de fevereiro de 1993, no Rio de Janeiro.

  • Dia de São Severino.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: