13 de janeiro: dia do Lions Clube internacional e do Didi

  • Dia Internacional do Leonismo [Lions Clubs International é uma organização internacional de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias, e promover trabalhos voltados a comunidades locais. Fundador: Melvin Jones, em outubro de 1917, nos Estados Unidos].

  • Criado por iniciativa do ministro Gustavo Capanema (1900-1985) em 1937, e inaugurado em 1938 pelo presidente Getúlio Vargas (1882-1954), o Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro concentra o maior acervo de obras de arte do século XIX, sendo um dos mais importantes museus do gênero no país. Sua história, porém, é bem mais antiga, e remonta à chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, já que dom João VI se fez acompanhar de um conjunto de obras de arte, algumas das quais permaneceram no país depois de seu retorno à Europa e figuram como o núcleo inicial da coleção.

  • Decreto de criação oficial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

  • Fuzilamento do Frei Caneca (Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca), no Recife, em 1825), por seu envolvimento na Confederação do Equador – movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil. Frei Caneca foi o líder e mártir dessa revolta, duramente reprimida por D. Pedro I.

  • Nasce, na França, o autor de livros infantis Charles Perrault (1628), que escreveu A Bela Adormecida, Barba Azul, etc. Poeta e e escritor, Perrault definiu as bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, além de ter sido pioneiro em dar acabamento literário a esse tipo de literatura, o que lhe conferiu o título de “Pai da Literatura Infantil”. Falecimento: 16 de maio de 1703, Paris, França.

  • Nasce o humorista Renato Aragão, o eterno Didi Mocó, de Os Trapalhões, no dia 13 de janeiro de 1935, em Sobral (CE). Além de humorista, Renato Aragão também é diretor, produtor, dublador, escritor, apresentador, cantor e historiador. Antes de se tornar famoso, formou-se em Direito, pela Universidade Federal do Ceará em 1961.

  • Morre em Zurique, Suíça, o escritor irlandês James Joyce (1941).
    Nascido no dia 2 de fevereiro de 1882, é considerado um dos autores de maior importância do século 20. Suas obras mais conhecidas são os volumes de contos “Dublinenses/Gente de Dublin” (1914), os romances “Retrato do Artista Quando Jovem” (1916), “Ulisses” (1922) e “Finnegans Wake” (1939). Em seu consagrado livro Ulisses, a trama se desenrola em apenas um dia, 16 de junho de 1904. Em homenagem ao escritor irlandês, no dia 16 de junho é celebrado o Bloomsday, em Dublin e em várias cidades do mundo.

  • Morre Nelson Werneck Sodré, militar, escritor, historiador e político brasileiro no dia 13 de janeiro de 1999 na cidade de Itu, em São Paulo. Nascido no Rio de Janeiro, no dia 27 de abril de 1911, começou sua carreia na grande imprensa em 1929. Com intensa produção, apenas entre 1938 e 1945 publicou algumas centenas de artigos e sete livros, entre eles “Formação da Sociedade Brasileira” (1944) e “O que se Deve Ler para Conhecer o Brasil” (1945). Ao mesmo tempo, ele desempenhava uma excelente carreira militar. Com o golpe militar de 1964, Werneck teve os seus direitos políticos cassados e foi proibido de lecionar e escrever artigos na imprensa. Em vez de se exilar, escolheu lutar escrevendo seus livros. Durante o regime militar, ele ainda teve obras apreendidas. Deste período até sua morte, o escritor publicou aproximadamente outros 30 livros.

  • Dia de Santo Hilário de Poitiers [Foi um bispo na cidade romana de Pictávio, atual Poitiers, na Gália, e é um dos Doutores da Igreja].

Para adquirir o e-book "Fotografia da Amazônia" para ajudar a manter esse site. basta contactar o fotógrafo pelo WhatsApp no (96) 3333-4579. A coletânea está no valor de R$ 30.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: