16 de fevereiro é dia Nacional do Repórter
- Dia Nacional do Repórter [Outras datas que homenageiam os jornalistas e a imprensa:
• 29 de janeiro: refere-se à morte do jornalista e abolicionista José do Patrocínio;
• 16 de fevereiro: Dia do Repórter;
• 7 de Abril: Dia do Jornalista (Instituído pela ABI, em 1908);
• 3 de maio: Dia da Liberdade de Imprensa, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993;
• 1º de junho: Dia da Imprensa. Essa data faz referência ao início da circulação do primeiro jornal no Brasil, o Correio Braziliense, editado por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, em Londres].
- Morre, em São Paulo, o ex-presidente Jânio da Silva Quadros, a 16 de fevereiro de 1992. Jânio nasceu a 25 de janeiro de 1917, em Campo Grande (MS). Figura controversa, que teve uma carreira marcada por uma ascensão política meteórica. Filou-se ao PDC, em São Paulo, foi candidato a vereador em 1947, mas não conseguiu a votação necessária. Contudo, foi beneficiado pela suspensão do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a consequente cassação de seus parlamentares, sendo empossado vereador em 1948. Dois anos depois, tornou-se deputado estadual. Em 1953 foi eleito prefeito de São Paulo e, no ano seguinte, tornou-se governador do estado. Em 1960, decidiu concorrer à presidência do país pela União Democrática Nacional. Adotou uma postura populista durante sua campanha: era comum vê-lo comendo mortadela e também usava uma vassourinha como símbolo de limpeza contra a corrupção. Foi eleito com 48% dos votos, tomando posse em janeiro de 1961, mas renunciou sete meses depois. Voltou à vida política no fim da década de 70 e foi derrotado na disputa pelo governo paulista. Nas eleições de 1985, contudo, elegeu-se prefeito de São Paulo, derrotando Fernando Henrique Cardoso. Após esse mandato, Jânio anunciou a sua aposentadoria e se retirou da vida pública.
- Dia de Santa Juliana [O Dia de Santa Juliana de Nicomédia é comemorado a 16 de fevereiro, no dia de falecimento da santa. Esta é a data de comemoração na Igreja Católica Romana. Na Igreja Ortodoxa a santa é comemorada a 21 de fevereiro. Juliana fazia parte de uma família rica e ilustre de Nicomédia, sendo a única cristã da família, tendo sido batizada em segredo, dada a hostilidade do pai em relação aos cristãos.
………………………….
(Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros