Filatelistas brasileiros comemoram seu dia neste 5 de março

  • Dia do Filatelista Brasileiro [No Brasil, esta data que homenageia as pessoas com o hábito de colecionar selos começou a ser celebrada em 1969. O nosso país foi o segundo a emitir selos; o primeiro foi a Inglaterra, em 1840. O primeiro selo emitido em território brasileiro, o que aconteceu no dia 1 de agosto de 1843, chamou-se “Olho de Boi”. Em 1886 a primeira entidade de filatelia do Brasil foi fundada no Rio de Janeiro. Anos mais tarde, começaram a ser emitidos os primeiros selos comemorativos. O primeiro deles tinha como tema os 400 anos do Descobrimento do Brasil. Na verdade, foi uma série composta por quatro selos emitidos em 1º de janeiro de 1900. Dentre tantos feitos importantes na história da filatelia brasileira, em 1974 a emissão do primeiro selo do mundo em braille foi um grande marco. Mais um orgulho para o nosso país! Em 1973 é fundada a FEBRAF – Federação Brasileira de Filatelia. E para encerrar essa década, em 1979 foi realizada no Rio de janeiro a BRASILIANA, a primeira exposição internacional de filatelia no Brasil].

  • Dia Nacional da Música Clássica [Decreto de 13 de janeiro de 2009. O ano era 2005. Na ocasião, a revista cultural Viva Música propôs a criação de um dia em homenagem à música clássica no Brasil. De acordo com a editora da publicação, Heloisa Fischer, tudo começou com uma constatação: ao contrário de outros gêneros, a música clássica não tinha um dia nacional de celebração. Para decidir qual seria a melhor data, foi lançada uma consulta a profissionais do setor. Com o apoio de veículos como a MEC FM e a rádio Cultura FM, a consulta se expandiu a amantes do gênero. Com quase metade dos 7 mil votos totais, a data do nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos (5 de março) foi a escolhida. A data foi incluída no calendário da cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro e, em 2009, um decreto do governo federal instituía a data nacionalmente].

  • Dia da Interação Cooperativista [Data com o objetivo de celebrar os valores do cooperativismo e o princípio da intercooperação (quando duas ou mais cooperativas se juntam). As organizações cooperativistas surgiram com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável da comunidade. A organização cooperativista tem como principal característica a democracia e participação, sempre levando em consideração as necessidades dos associados. O modelo se apresenta como solução eficiente para os problemas econômicos e sociais enfrentados por boa parte da população.

  • Nascimento de Rosa de Luxemburgo em 05/03/1871 [Rosa foi uma filósofa e economista marxista polaco-alemã. Tornou-se mundialmente conhecida pela militância revolucionária ligada à Social-Democracia da Polônia, ao Partido Social-Democrata da Alemanha e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha e por seus livros, dentre os quais: O Socialismo e as Igrejas; Reforma ou Revolução; Acumulação do Capital; Introdução à Economia Política. Rosa morreu assassinada em 15/01/1919, no hotel Eden de Berlim, tendo seu crânio e seu rosto destroçados a pontapés; depois foi atingida com um tiro em sua nuca. Amarram seu corpo a sacos com pedras para que não flutuasse, e a jogaram em um dos canais do rio Spree. Não aparecerá até duas semanas depois].

  • Nascimento de Pier Paolo Passolini, cineasta, poeta e escritor italiano, em 05/03/1922, em Santo Stefano. Em seus trabalhos, Pasolini demonstrou uma versatilidade cultural única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura controversa. Era homossexual assumido e um artista solitário. Antes de ficar famoso como cineasta, Pasolini havia trabalhado também como professor, poeta e novelista. Entre seus livros mais conhecidos, estão Meninos da Vida; Uma Vida Violenta e Petróleo. Alguns filmes dirigidos por ele: Acattonne; Decameron; Teorema. Passolini foi assassinado em circunstâncias nunca totalmente esclarecidas em Óstia, a 2 de novembro de 1975.

  • Nasce, no Rio de Janeiro, Heitor Villa-Lobos (05/03/1887). Foi um compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro, descrito como “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira”, e se tornando o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos. Durante sua vida, criou cerca de mil obras. Cirandas, choros, sinfonias, música de câmara, óperas e outros gêneros musicais — em tudo o que compôs, imprimiu uma marca de brasilidade. Algumas de suas composições de destaque são Cair da Tarde, Evocação, Miudinho, Melodia Sentimental, Quadrilha, O Canto do Uirapuru e Bachianas Brasileiras (que inclui a música chamada “Trenzinho Caipira”, a qual imita o movimento e os ruídos de uma locomotiva com os instrumentos de uma orquestra). A melodia do “Trezinho” recebeu letra do poeta maranhense e membro da Academia Brasileira de Letras Ferreira Gullar. Heitor Villa-Lobos obteve reconhecimento nacional e internacional por sua obra. Entre outros, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Nova York. Fundou a Academia Brasileira de Música, da qual foi o primeiro presidente. Falecimento: 17 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro].

  • Morre, em São Paulo, Mário Covas Júnior 05/03/2001, vítima de câncer. Mário Covas Júnior foi um engenheiro e político brasileiro. Foi o trigésimo governador do estado de São Paulo, entre 1º de janeiro de 1995 e 22 de janeiro de 2001, quando se afastou do cargo em decorrência de um câncer que o acometeu. Também foi deputado federal (1963-1969 e 1983); prefeito de São Paulo (1983-19850) e senador (1987-1994). Mário nasceu em Santos (SP), em 21/04/1930.

  • Dia de São José da Cruz [Sacerdote da Ordem dos Frades Menores, cresceu nas pegadas de São Pedro de Alcântara e teve, entre outros, o mérito de restaurar a disciplina religiosa em muitos conventos da região napolitana. Natural da Ilha de Ischia, para onde voltou apenas duas vezes, hoje é seu Padroeiro, junto com Santa Restituta. João José da Cruz foi canonizado pelo papa Gregório XVI, em 1839, junto com Francisco de Jerônimo e Afonso Maria de Liguori, que o conheceram durante a sua vida e lhe pediram conselhos].
    ………………………………………….
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.