Governo do Amapá retira 168 toneladas de entulho e lixo em dois canais que transbordaram em Macapá

Limpeza deu vazão às águas que estavam represadas e causaram alagamentos na capital, na terça-feira, 13.

Por: Jamylle Nogueira

O Governo do Amapá atuou com uma força tarefa para desobstruir os canais localizados na Rodovia Josmar Pinto (JP) e na avenida 13 de setembro, em Macapá, para desobstruir e dá vazão para as águas represadas que estavam causando alagamentos, após às fortes chuvas, nesta terça-feira, 13, na capital.

Os serviços nas duas áreas foram finalizados durante a madrugada, e ao todo foram retiradas 168 toneladas de entulhos, lixos entre outros insumos dos locais, com auxílio de vários equipamentos:

  • 1 escavadeira hidráulica
  • 2 retro escavadeiras
  • 2 pás mecânicas
  • 20 caçambas
  • 1 caminhão comboio
  • 1 caminhão de carroceria 

As ações foram coordenadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e de acordo com o secretário, Valdinei Amanajás, no canal da JP, conhecido como “Pedrinhas”, foi retirada uma pedra de concreto de 1,5 metros que estava impedindo o escoamento da água. 

“Essa pedra foi uma das principais causas dos alagamentos, porém conseguimos removê-la e agora as águas estão tendo a vazão corretamente. Vale ressaltar que essa limpeza deve ser contínua e preventiva, principalmente no verão, e é de extrema importância não jogar lixo nos canais para evitar esses transtornos”, frisou Valdinei. 

O secretário destacou que o Governo do Amapá seguirá dando continuidade e suporte para a Prefeitura de Macapá realizar a limpeza nos demais canais da cidade. 

“Fizemos um mapeamento nas principais áreas onde estão localizados os sistemas de esgoto. Durante o dia, nós estamos com as máquinas nas ruas fazendo a desobstrução e limpeza nos canais e nas vias que estão em estado mais críticos”, destacou o secretário. 

Nesta quarta-feira, 14, os serviços estão concentrados no canal do Beirol, onde o Governo do Amapá está auxiliando os serviços executados pela prefeitura da capital, disponibilizando 20 caçambas.

 Foto: Jamylle Nogueira/Setrap e Mônica Silva/SVS

Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.