Governo do Amapá emite e atualiza Cartão do SUS no Sistema Super Fácil; saiba como solicitar
O documento é indispensável para marcação de consultas e demais procedimentos de saúde na rede pública.
Por: Alice Valena
O Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), funciona há 22 anos e dispõe de diversos serviços à população. Um dos atendimentos mais procurados é a emissão do Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como “Cartão do SUS”, disponibilizado em todas as unidades.
O CNS é um documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que contém informações do cidadão e dados pessoais, como nome, data de nascimento e endereço.
O registro também possui todo o histórico do indivíduo, facilita o acesso a exames e medicamentos e garante cidadania em todo o Brasil. No estado do Amapá, o Super Fácil fornece o atendimento em todas as unidades, ressaltou a diretora-adjunta do órgão, Ariele Martins.
“A emissão do Cartão do SUS é um dos serviços mais procurados em toda a rede e buscamos facilitar a vida das pessoas, agilizando o atendimento, encaminhado e informando sempre tudo o que é necessário”, frisou Ariele.
O vendedor autônomo Fabrício Azevedo, de 28 anos, se dirigiu à Unidade Centro para atualizar seu Cartão Nacional de Saúde, e assim, ficar em dia com a documentação.
“Ainda não tinha atualizado meu cartão do SUS e vim para resolver essa questão. Recebi uma senha e o atendimento foi ágil, mesmo com muitas pessoas aguardando. A equipe trabalha muito bem e isso faz com que o serviço flua rapidamente”, pontuou Fabrício.No ano de 2023, foram realizados mais de 82 mil atendimentos nos boxes do SUS, outros serviços procurados foram a primeira e a segunda via do documento de identidade, atualização do nome social e atualização cadastral. Em 2024, até o mês de abril, foram mais de 30 mil serviços prestados.
Confira os benefícios do Cartão Nacional de Saúde:
- Rapidez e agilidade na identificação do usuário;
- Vínculo relacionado a profissional, usuário, atendimento e estabelecimento de saúde;
- Localização de prontuário pelo código do cartão;
- Os atendimentos realizados são registrados;
- Agendamentos, consultas e exames ficam no histórico do cidadão;
- Facilidade para adquirir certos medicamentos;
- Atualização sempre que necessária dos dados cadastrais.
O que precisa para emissão e atualização do documento:
- Certidão de Nascimento ou RG;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Contato de celular atualizado.
- CPF;
- RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho.
Foto: Divulgação/Super Fácil
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM