Amapá

MIDR e Governo do Amapá iniciam ação de desobstrução do Canal do Gurijuba, no Arquipélago do Bailique

Ação será realizada em um trecho de 11 quilômetros afetado pela estiagem, impactando quatro comunidades
 

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Governo do Amapá iniciaram os preparativos para uma ação de desobstrução no Canal do Gurijuba, localizado no trecho norte do Arquipélago do Bailique, afetado pela estiagem. Os maquinários que realizarão o trabalho partiram na madrugada desta quarta-feira, 2, do Porto do Matapi, em Santana, com destino à região.
 

A intervenção prevê a desobstrução de 11 quilômetros do canal, que integra a foz do Rio Amazonas, abrangendo as comunidades do Arraiol, Livramento, Eluzay e Igarapé Grande. Segundo o coronel da Defesa Civil, Frederico Medeiros, essas regiões ficaram isoladas em decorrência do fenômeno.
 

“Essa ação é parte do trabalho do ministro Waldez Góes, diante do reconhecimento da situação de emergência no Bailique, para retomar com a navegabilidade do canal. Junto com o Governo do Estado, estão sendo realizadas diversas ações de assistências às famílias que residem nestas comunidades, que foram as mais afetadas com a situação”, explicou.
 

A estiagem prejudicou diretamente as atividades cotidianas dessas comunidades ribeirinhas, como a pesca, o escoamento de produtos e o deslocamento de jovens até a escola, devido ao baixo nível do rio.

Para esta ação, o MIDR repassou, por meio da Defesa Civil, R$ 9 milhões ao Governo do Estado. Os serviços serão executados pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap).
 

Os equipamentos utilizados serão: uma draga, uma escavadeira hidráulica e uma balsa petroleira. A operação está prevista para durar cerca de quatro meses.

Assessoria de Comunicação Social do MIDR

O que você pensa sobre este artigo?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.