Projeto Germinar Leitura leva acervo de autores amapaenses e atividades literárias para escolas de Macapá e Tartarugalzinho
Iniciativa cultural beneficia mais de 300 estudantes com ações de incentivo à leitura e doação de livros, puffs, fantoches e jogos educativos
A literatura produzida no Amapá está ganhando novos espaços nas escolas públicas por meio do projeto Germinar Leitura, idealizado pela escritora e produtora cultural Cricilma Ferreira. A iniciativa ocorre nos dias 22, 25 e 27 de junho, promovendo uma série de atividades de incentivo à leitura em instituições de ensino da capital, da zona rural de Macapá e do município de Tartarugalzinho.
Realizado há mais de três anos no estado, o projeto é financiado pelo Governo Federal, por meio de edital de fomento à cultura, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Além da entrega de kits para fortalecimento dos espaços de leitura, compostos por 60 livros infantojuvenis, puffs, fantoches e jogos educativos, a programação inclui contação de histórias, recitais poéticos, performances literárias e atividades de leitura deleite.
As ações beneficiam diretamente estudantes de diferentes contextos sociais, incluindo crianças de comunidades quilombolas e ribeirinhas da zona rural de Macapá. O acervo literário distribuído reúne obras de diversos autores amapaenses, entre eles Mary Paes, Débora Bararuá, Celeste Ferreira, Inácio Ferreira, Jaciara Martins, Pat Andrade, Negra Áurea, Lu de Oliveira, Iramel Lima, Mira Neves, Ana Cristina Tracaioly e Leacide Moura.
Para a idealizadora do projeto, o acesso ao livro e à literatura regional é uma ferramenta de transformação social.

“Cada livro entregue representa uma oportunidade de despertar a imaginação, fortalecer a identidade cultural e formar novos leitores. Levar a literatura amapaense para dentro das escolas é contribuir para que nossas crianças reconheçam o valor de suas histórias e de seus autores, construindo um futuro mais consciente”, evidencia Cricilma Ferreira.
A programação conta ainda com a participação dos apoiadores Luany Luana Ferreira, Celeste Ferreira, Inácio Ferreira e da Cooperativa de Trabalho Arte e Cultura Imagem e Cia. Os registros fotográficos são de Maurício Silva e a assessoria de imprensa é assinada por Mary Paes.
Cronograma das ações
22 de junho de 2026, 9h
Sarau Literário, Contação de Histórias, Recital Poético, Performance Poética e entrega de kit literário| Escola Retiro do Santo André, zona rural de Macapá
25 de junho de 2026, 9h
Contação de Histórias, Recital Poético, Performance Poética, Leitura Deleite e entrega de kit literário| Escola de Educação Infantil Maria José de Souza e Silva
27 de junho de 2026, 9h
Contação de Histórias, Leitura Deleite, Recital Poético Infantil e entrega de kit literário| Escola Municipal Maricleia Maciel, Tartarugalzinho.
Projeto Germinar Leitura é
Idealizado pela produtora cultural, Cricilma Ferreira, em parceria com a
Cooperativa Arte e Cultura Imagem e Cia, patrocínio do Governo Federal, por meio do Edital nº 005/2024 – Subsídios de Espaços, Ambientes e Iniciativas Artístico-Culturais (PNAB), e recursos geridos pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-AP).
Serviço
Projeto Germinar Leitura
Período: 22 a 27 de junho
Público-alvo: Estudantes da rede pública de ensino
Local: escolas públicas (verificar no cronograma)
Fotos: arquivo do projeto
Atendimento à imprensa: Mary Paes (96) 99179-4950

