Judiciário e Ministério Público disseminam a cultura de paz em escolas de Santana

Com o intuito de promover a capacitação e a formação dos educadores para enfrentar situações violentas nas escolas e fomentar a cultura da paz a partir de uma abordagem integrada, cooperativa e humanitária, o Curso de Formação de Facilitadores em Práticas Restaurativas na Educação, está sendo realizado na Escola Municipal Piauí, em Santana.

O Poder Judiciário amapaense executa com o Ministério Público e Governo do Estado, o curso "Escola Restaurativa: Promovendo uma cultura de paz", objetivando capacitar a equipe escolar para instituir e difundir no âmbito educacional uma cultura de paz, de forma a servir de instrumento para o enfrentamento dos conflitos no cotidiano escolar.

A professora de educação física, Sumaya Quemel, que está participando do curso, ressaltou o entusiasmo sobre a capacitação que está recebendo. “Está sendo muito instrutivo participar deste curso para adquirir novos conhecimentos e assim melhor administrar as ocorrências de violência nas escolas.”

A juíza da infância e juventude de Santana, Larissa Noronha, pontuou que o objetivo do programa busca pacificar as relações no ambiente escolar, propiciando um ambiente de diálogo e de bem-estar construtivo.

“O programa escola restaurativa tem como objetivo principal trazer para as escolas a capacitação em justiça restaurativa para professores, diretores, serventes e merendeiras, propiciando uma nova cultura de paz nas escolas e melhor solucionando os muitos problemas que enfrentam.”

A Promotora de Justiça, Silvia Canela, ressaltou o que as escolas irão adquirir após a capacitação do curso. “A partir desta capacitação, cada escola terá um núcleo para gerir os conflitos surgidos, prevenindo a violência e gerando a cultura de paz.” O evento segue até a próxima sexta-feira (5), com palestras e atividades em grupo.

Texto: Bruna Tavares

Fotos: Pedro Gomes

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.