AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Bombeiros são treinados para combater incêndio em edifícios e área de ressaca

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP), está promovendo a atualização dos militares na área de combate a incêndio. O objetivo é preparar os bombeiros para atenderem a atual realidade urbana de Macapá, causada pelo crescente processo de verticalização e a ocupação de áreas de ressacas.

A atualização técnico-profissional faz parte do Programa de Capacitação Continuada (PCC) do 1º Grupamento Bombeiro Militar (1º GBM), que funciona no Quartel do Comando Geral. A intenção do PCC é incentivar a busca do conhecimento e a aplicação desse aprendizado durante o serviço, garantindo mais segurança para a guarnição e consequentemente melhorando o atendimento à população.

A preocupação em treinar os bombeiros militares para atuarem tecnicamente em incêndios é motivada pelo aumento de ocorrências desses casos. Em 2013, o CBM-AP atendeu 747 ocorrências de incêndio, tanto em estabelecimentos comerciais, residenciais, automóveis e vegetação. No ano passado, o CBM foi acionado para atuar em 852 ocorrências de incêndio. Os dados são da Diretoria de Inteligência e Operações (DIOP) do CBM-AP.

"Estamos preparando o nosso efetivo com instruções teóricas e principalmente práticas, pois percebemos que devemos nos adequar as novas técnicas e principalmente as peculiaridades da nossa cidade, como as áreas de ressaca, por exemplo. Além disso, o nosso efetivo deve estar treinado para atuar dentro de prédios, conhecendo os acessos e os recursos disponíveis nessas estruturas", explicou a coordenadora técnica do PCC, tenente BM Lívia.

O público alvo do PCC são cabos e soldados do serviço operacional. O programa está dividido por área de atuação bombeiro militar. Na semana passada aconteceu o Módulo de Busca e Salvamento. Durante toda esta semana, de 19 a 23, os bombeiros participam do Módulo de Combate a Incêndio. Já o Módulo de Atendimento Pré-Hospitalar, está previsto para acontecer na segunda semana de fevereiro.

Programação:
Instrução prática "Combate a incêndio em edifícios altos"
Data: 22/01/2015, quinta-feira
Horário: das 14:00 às 18:00 (intervalo das 16:00 às 16:20)
Local: Prédio Icon Residence, Av. Antônio Coelho de Carvalho, próximo ao Estádio Glicério Marques.
Contato: tenente BM Leite, 99146-8432, instrutor.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: