img#wpstats{display:none}

Chikungunya: Prefeitura de Macapá promove capacitação a profissionais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou uma capacitação na manhã desta sexta-feira, 30, voltada a enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Macapá. O objetivo foi sensibilizar os profissionais quanto à importância das notificações dos casos suspeitos de dengue, chikungunya, malária e outras endemias, e informar sobre os sintomas que diferenciam a febre chikungunya das demais doenças, evitando o pedido de exames desnecessários.

Muitos não sabem, mas a notificação é essencial para o monitoramento da doença, evitando, assim, uma possível epidemia.“Essa capacitação é para que os profissionais de saúde possam identificar as doenças através de seus sintomas e para que sejam o mais específico possível na hora de solicitar o exame ao paciente. Existem situações em que é solicitado exame de chikungunya sem se atentar aos sintomas. Quando o resultado é negativo, o paciente acaba tendo que retornar à UBS para solicitar novos exames, para que, então, se descubra por qual doença ele está sendo acometido, o que pode atrasar o início do tratamento”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marluce Chermont.

A enfermeira da unidade Marcelo Cândia, Maristele Silva, diz que a capacitação é fundamental para dar mais precisão ao atendimento do paciente. “É muito importante essa capacitação para tirar nossas dúvidas quanto aos sintomas, para diferenciarmos melhor cada doença e sermos mais precisos com o tratamento do paciente”, disse.

A notificação é necessária, pois é através dela que os gestores de saúde do município ficam cientes da real proliferação das doenças. Além disso, serve de ponto de partida para desenvolver políticas de combate e controle, e ajuda o médico a fazer o diagnóstico correto.

Texto e fotos: Jamile Moreira/Asscom Semsa

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: