Novos aparelhos do HCAL desafogam mais de 6,7 mil exames

O Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) ativará nesta terça-feira, 10, os novos aparelhos de endoscopia e colonoscopia. Os equipamentos completos custaram R$ 171 mil e estão entre os mais modernos do mercado. A aquisição vai possibilitar o atendimento da demanda de exames reprimida por mais de dois anos.

O hospital já possuía equipamentos de endoscopia, mas a falta de manutenção fez com que o serviço fosse paralisado em 2012. No setor de colonoscopia o problema era a falta de regularidade nos exames, questão que será sanada com a entrega dos novos aparelhos.

De acordo com o secretário-adjunto de Gestão da Saúde, Fernando Nascimento, a manutenção nos aparelhos do HCAL não era feita há dois anos e quatro meses. Agora, além da instalação dos novos aparelhos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) poderá realizar a manutenção nos aparelhos antigos, aumentando a oferta de exames na área.

Demanda
Com a falta do serviço na rede pública de saúde, cerca de 6.720 pacientes aguardavam por exames de endoscopia e colonoscopia. De acordo com Fernando Nascimento o único empecilho para a não realização dos exames era a falta de equipamentos. "Nós temos profissionais suficientes para tratar da demanda de pacientes e os exames serão regularizados agora, a partir da aquisição dessas novas máquinas", explicou.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.